Receita para perto. O que significa?

Este post foi atualizado em 4 julho, 2019

Por acaso você já saiu de uma consulta em que o oftalmologista disse que sua receita era para perto, mas não explicou o que isso significa?

Se sim, não se preocupe porque neste artigo você vai entender os diferentes tipos de receita para perto que existem. É só continuar acompanhando a leitura!

Receita para perto: presbiopia

Existem diversas denominações para receita para perto, sendo algumas delas:

  • Para perto
  • Adição
  • “Add”
  • “AD”

Se algum desses termos apareceu na sua receita de óculos, significa que você tem presbiopia, mais conhecida como vista cansada.

A presbiopia nada mais é do que a perda da elasticidade do cristalino, que causa dificuldade em focar nos objetos mais próximos.

Isso acontece devido ao desgaste natural dos olhos, por isso é comum que pessoas acima de 40 anos desenvolvam esse problema de visão.

Apesar de ser um processo natural, a presbiopia provoca dores de cabeça e nos olhos e grande dificuldade para ler textos com letras pequenas.

Por este motivo, muitas pessoas acabam afastando os objetos para tentar enxergá-los melhor. Entretanto, é possível corrigir a presbiopia através do uso de lentes multifocais, também chamadas de lentes progressivas.

receita de perto

Agora que você já sabe o que é a presbiopia, vamos mostrar o campo que vem preenchido na receita para que você saiba identificar o que acabamos de dizer.

Então, com a receita em mãos, você vai identificar dois campo “para longe” e “para perto”.

No campo “para longe” sempre vai informar os seguintes problemas de visão: miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Já “para perto”, aponta que você tem presbiopia.

receita para perto
Onde o campo indica que você tem presbiopia (ou vista cansada)

Veja nos exemplos que preparamos a seguir!

Exemplo de receita 1

Este exemplo é apenas com o “Grau de perto” ou “Para perto” preenchido. Ou seja, a pessoa nunca desenvolveu nenhum outro tipo de problema de visão, por isso o grau para longe não está preenchido.

Este é o caso de uma pessoa que só desenvolveu a presbiopia, por isso, ela vai precisar fazer apenas um óculos “para perto”.

Nesta imagem está um exemplo quando isso acontece:

receita para perto
Campo somente “para perto” preenchido

Quando a receita tem o termo Adição, ADD ou AD, refere-se à diferença do grau de perto para o grau de longe.

Dá só uma olhada nesse exemplo:

receita para perto

Mas, não se preocupa. Essa explicação vem a seguir!

Exemplo de receita 2 (já somada)

(como na receita abaixo), é assim que aparece escrito na receita:

receita para perto
Exemplo preenchido com adição

É importante notar que nesse exemplo o grau da adição já foi somado com o grau de miopia e informada do grau de adição (add).

A conta a ser feita é muito simples: –1 de miopia (para longe) +1.5 de adição resulta em 0.5 para perto.

Já no olho esquerdo (OE), os valores se anulam.

Durante o cálculo, é importante respeitar o sinal de negativo que indica miopia na coluna no esférico.

Outro detalhe importante é que nem todas as receitas vêm com a adição informada. Também existem casos em que é necessário fazer a conta do grau de longe e perto.

Para casos de hipermetropia:

receita de perto

Exemplo de receita 3 (não somada)

Algumas receitas acompanham o valor da adição direto. Ou seja, a adição é o valor ainda a ser somado.

receita para perto
Exemplo de receita preenchida já

Sendo assim:

-2 de miopia (para longe) +3 de adição = 1 para perto.

Casos de hipermetropia:

Esse é um caso em que a adição não foi somada à hipermetropia na receita em que foi informado ambos os graus, mas sem a soma final da adição.

receita para perto
Exemplo de receita de hipermetropia não somada

Então, é só somar os +2 graus de hipermetropia para longe com os +3 graus de adição = +5 graus para perto.

Assim como na conta da miopia, também deve-se respeitar o sinal positivo que indica hipermetropia na coluna no esférico na hora do cálculo.

Considerações Finais

Agora você já sabe que existem diferentes formas de identificar quando é necessário o uso de lentes multifocais.

Lembre-se que a adição só vai acontecer quando o grau é somado ao grau de um dos campos de visão de longe. Se for miopia o sinal é negativo e se for hipermetropia o sinal é positivo.

Já no caso de astigmatismo não é necessário nenhum cálculo, pois este problema de visão não afeta a presbiopia.

Por fim, vimos também que para corrigir a presbiopia é necessário o uso de lentes multifocais.

As lentes multifocais recebem esse nome justamente porque possuem múltiplos focos. Elas possuem três campos de visão: para perto, intermediário e para longe.

Cada campo possui o grau que a pessoa precisa para enxergar perfeitamente de longe e de perto. E o melhor de tudo é que a diferença de grau não é notada esteticamente.

Para resumir, podemos pensar que nosso olho funciona como uma câmera que capta imagens.

Assim como uma câmera fotográfica, se queremos focar para longe, perdemos o foco de perto. Da mesma forma, quando tentamos focar para perto, o foco de longe perde a nitidez.

Mas não percebemos essa mudança de foco, pois este é um processo automático e natural do cristalino mudando de forma.

Com o tempo, o cristalino se desgasta e começamos a perder essa capacidade natural. Por isso, precisamos usar óculos para fazer esse ajuste de foco provocado pela presbiopia.

As lentes multifocais são as lentes mais modernas para corrigir a presbiopia. Elas corrigem em uma única lente o campo de visão de perto, longe e intermediário.

Veja aqui as marcas e preços das lentes multifocais.

Agora ficou fácil entender a sua receita para perto, não é mesmo?

Mas se ainda tiver ficado alguma dúvida sobre presbiopia ou lentes multifocais, não deixe de perguntar nos nossos comentários!

receita para perto



Comentários

    1. Olá, Climerice! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário 🙂

      Claro! Vamos te ajudar a compreender sua receita de óculos e também te mostrar qual a lente mais indicada para você. Vamos lá? 🙂

      Para entender a sua receita basta olhar as colunas que ela apresenta.
      Normalmente ela acompanha a coluna “Esf”/”Esférico”, a coluna “cil”/”cilíndrico” e EIXO.
      Na coluna “esférico”, se estiver preenchida, indica que você tem miopia ou hipermetropia. Para saber qual deles você tem, basta olhar o sinal que acompanha o número. Se for positivo, é hipermetropia; se for negativo, é miopia.
      A coluna “cilíndrico” é uma coluna exclusiva para saber se você tem ou não astigmatismo, então se estiver preenchida você tem. Se não estiver, você não tem.
      A coluna “EIXO” acompanha a coluna “cilíndrico”; ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, obrigatoriamente o eixo deve estar também. Isso porque o eixo significa a localização em graus do astigmatismo em seus olhos e essa medida varia de 0 a 180º.

      O seu termo “adição” significa que você tem presbiopia (também conhecida por vista cansada). Naturalmente isso acontece porque os nossos olhos envelhecem e ficam com maior dificuldade em focar em objetos próximos.
      Sabe quando você segura um objeto e afasta até ele ficar nítido pra você? Exatamente isso é a presbiopia.

      Vamos ler sua receita? 🙂

      Você possui no olho direito e no esquerdo (OD e OE), -0.25 de miopia.

      Lembra quando comentamos sobre o termo “adição” na receita? 🙂 Pois é, esse é o valor dado para sua presbiopia que é de +2.00 (adição). E para corrigir esse problema de visão, recomendamos o uso de lentes progressivas (multifocais) que em uma única lente corrige múltiplos focos em sua visão (visão de perto, intermediária e de longe).

      Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Lenscope Progress que são lentes progressivas (multifocais) personalizadas que são feitas de maneira personalizada para o seu estilo de vida 🙂
      Isso porque dependendo de como é sua rotina, as lentes são desenhadas para melhor conforto e adaptação em suas tarefas diárias.
      Por exemplo, se você passa maior parte do seu tempo exercendo atividades que necessitam da visão de perto, esse campo é otimizado.

      Vou deixar o link para você conhecer as nossas lentes: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      As Lentes Lenscope Progress custam R$ 737
      O que acha de enviar para nós sua receita de óculos?

      É só enviar uma foto da sua receita para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br
      Aguardo seu contato!
      Até mais! 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Pin It on Pinterest