Benefícios do mirtilo para os olhos

benefícios do mirtilo
4.1
(14)

As frutas vermelhas são umas das maiores fontes de alimentos antioxidantes e estão entre os alimentos mais saudáveis do mundo, de acordo com publicação da CNN. E falando em uma delas, você conhece os benefícios do mirtilo para os olhos? 

Entre os muitos, podemos destacar sua riqueza em vitaminas e minerais nutritivos para a saúde dos nossos olhos.

Segundo David Kiefer, pesquisador da University of Wisconsin-Madison (EUA), os mirtilos auxiliam em condições como retinopatia (vasos sanguíneos anormais ou danificados na retina). Isso porque a situação está relacionada à inflamação.

O pesquisador ainda afirma que “Em muitas doenças existem danos causados pela oxidação. Porém, seja nos vasos dos olhos ou das pernas, podemos obter efeito positivo, pois alguns alimentos tratam uma variedade enorme de danos”.

Kiefer diz que pacientes com degeneração macular – deterioração da retina que pode causar cegueira – relataram consumir extrato de mirtilo como um aliado.

O que é mirtilo?

O mirtilo (bilberry, no inglês), um parente do cranberry, huckleberry e blueberry americano é uma planta com flores, folhas verdes. Muito comum no norte da Europa, pertence ao gênero botânico Vaccinium da família Ericaceae.

A planta é um arbusto durável com pequenos frutos silvestres, com origem na América do Norte, cultivado principalmente nos Estados Unidos.

Ele é um pequeno fruto do tipo baga, de cor azul, sua casca externa é coberta por um pó branco, possui polpa delicada e com pequenas sementes. Seu peso varia entre 0,5 e 2,5g, contudo, pode chegar a pesar até 5g. O sabor agridoce e um aroma perfumado são característicos da fruta que pode ser degustada por inteiro.

Conhecido como o “Rei das Frutas”, alguns dos benefícios do mirtilo é ser nutritivo e rico, não apenas em nutrientes convencionais, mas também por conter compostos extremamente ricos em flavonoides e polissacarídeos.

O fruto é bastante parecido com a espécie blueberry, mas sua polpa é mais escura – algo entre o roxo profundo e o carmesim – e seu sabor é mais amargo, segundo relato de Steve Foster, fotógrafo de plantas e escritor que produziu o Guia de ervas medicinais da National Geographic.

A cor intensa da polpa do mirtilo é por causa de antocianósidos – componente que auxilia o organismo a sintetizar uma proteína indispensável à visão noturna. Além disso, a fruta possui taninos antimicrobianos, que também são encontrados nas uvas roxas e nos chás de cor escura.

O que é extrato de mirtilo?

É uma tarefa quase impossível encontrar mirtilos frescos nos Estados Unidos, por isso é comum o consumo na forma de extrato.

Inclusive, segundo levantamento em 2010, o extrato de mirtilo apareceu entre os suplementos mais vendidos no país.

Em estudo publicado no Journal of Clinical Biochemistry and Nutritionfoi mostra descoberta de uma mistura de mirtilo que auxiliou na redução da fadiga ocular após o uso de telas.

Outros estudos sobre os benefícios do mirtilo para a saúde apontaram evidências na redução da inflamação da retina, embora os ensaios realizados tenham disso pequenos e a maioria atuado em animais de laboratório.

Uma pesquisa do Instituto de Ciências Agrárias e Alimentares da Universidade da Flórida notou que poucas pessoas sabem das vantagens que o mirtilo apresenta em reverter o envelhecimento, melhorar a visão e a memória.

Extrato de mirtilo é seguro para ingestão?

No século 18, médicos alemães prescreveram o mirtilo como auxílio para vários problemas, entre eles os intestinais. No século 20 (1987), painel alemão de especialistas que avalia a segurança e eficácia das ervas, aprovou o uso do extrato de mirtilo como laxante e para inflamação da boca ou garganta.

Tanto in natura, quanto na forma de extrato, o mirtilo é considerado um alimento seguro, de acordo com o Natural Medicines Comprehensive Database – guia informativo sobre ervas e suas propriedades medicinais.

O pesquisador David Kiefer afirma, porém, que como os antocianósidos impede a fixação das plaquetas do sangue, o extrato de mirtilo pode ser prejudicial se combinado com medicamentos anticoagulantes como a varfarina. Sendo assim, a orientação dele é usar o extrato com cautela.

O extrato de mirtilo barato pode conter produtos químicos como, por exemplo, corantes. Então ficar atento à qualidade do produto é importante.

O especialista aconselha evitar consumir o extrato de cor clara, pois é uma indicação de que o nível de antocianósidos no produto pode ser baixo.

Benefícios do mirtilo para os olhos

A revista “Life Extension” mostrou que os elementos nutritivos dos mirtilos podem auxiliar na prevenção de doenças que afetam a visão e podem provocar cegueira.

Aliás, os benefícios do mirtilo para ter olhos saudáveis são maiores do que se conhece.

Segundo o nutricionista indiano Anshul Jaibharat de Delhi, “a baga tem uma tonelada de benefícios, o principal sendo os antioxidantes. Eles retardam o processo de degeneração das células nervosas, o que ajuda a memória e evita os danos causados pela poluição e poeira aos olhos.

Conheça mais benefícios do mirtilo:

  • Os mirtilos contêm antocianinas, que podem ativar a função da retina e fortalecer a visão, evitando a fadiga ocular. A Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas recomenda como uma das cinco frutas mais saudáveis ​​do mundo.
  • A forte capacidade antioxidante dos mirtilos pode evitar que os radicais livres danifiquem o colágeno, protegendo assim a integridade da pele, articulações e sistema vascular. Os mirtilos têm função anticancerígena, antienvelhecimento, potencializam a imunidade, baixam a tensão arterial e os lipídios do sangue, protegendo a visão e a função cardiovascular.
  • O mirtilo pode retardar a perda de memória e prevenir doenças cardíacas, por isso é considerado uma superfruta. Pesquisas americanas evidenciaram que comer mirtilo ou beber o suco pode ajudar a prevenir o câncer de cólon, bem como outros tipos de câncer.

De acordo com cientistas dos Estados Unidos, Japão e Europa, o consumo frequente de produtos de mirtilo pode melhorar significativamente a visão e eliminar a fadiga ocular.

Um relatório clínico também mostrou que as antocianinas de mirtilo podem auxiliar células da retina na regeneração da rodopsina, prevenir miopia e melhorar a visão.

Valor nutricional do mirtilo

O mirtilo não só tem um bom efeito nutricional na saúde, mas também tem a função de antioxidante, prevenindo o envelhecimento cerebral, cardíaco e do câncer, atuando nos vasos sanguíneos e aumentando a resposta imunológica. Além disso possui diversas vitaminas para os olhos. Confira:

  • Vitamina C: é uma importante proteção do corpo contra os radicais livres que danificam os olhos e causam doenças. De acordo com o “Journal of Orthomolecular Medicine”, a vitamina C reduz a pressão intraocular, diminuindo a probabilidade de desenvolvimento de glaucoma. A vitamina C também ajuda a manter o tecido conjuntivo do olho e pode prevenir a degeneração macular.
  • Vitamina A: esse antioxidante protege os olhos dos prejuízos causados ​​pelos radicais livres e geralmente promove a saúde ocular de diversas maneiras, além de ajudar no combate à inflamação do olho e pode até beneficiar o tratamento de olhos secos – o óleo de rícino também pode ser uma opção de hidratação para os olhos.
  • Outros antioxidantes: a vitamina E presente nos mirtilos pode ajudar a impedir o surgimento de cataratas ou cristalino turvo. O mirtilo também contém antocianinas que mantêm a saúde ocular. Além disso, podem reduzir inflamação nos olhos e até mesmo a retinopatia diabética ou danos oculares devido ao diabetes.
  • Zinco: outro mineral importante para a saúde ocular, também ajuda a proteger contra a degeneração macular e a cegueira noturna, permitindo melhor ajuste dos olhos no escuro. O zinco também ajuda o corpo a absorver melhor outras vitaminas, como a vitamina A.

Já conhecia os benefícios do mirtilo para a visão?

Com essa leitura podemos ver como ter uma alimentação saudável, além das consultas periódicas ao oftalmologista, é importante para melhorar a visão e a saúde como um todo.

Para manter a saúde dos olhos, o uso adequado dos óculos, bem regulados e atualizados de acordo com cada necessidade, é fundamental. Bem como estar atento às mudanças, quer seja no corpo, quer seja na visão.

Queremos ler seu comentário. Compartilhe aqui sua opinião sobre esse tema.

Faça agora teste de miopia e astigmatismo com a nossa ferramenta de teste de visão, desenvolvido por especialistas e com tecnologia exclusiva. Com os resultados precisos você terá mais comodidade na hora de trocar seus óculos.

benefícios do mirtilo - teste de visão

Fontes:

Nutritionaloutlook

Healthyeating

Webmd

Prizemart

Food

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *