Catarata infantil: tratamento para catarata em bebês pode causar glaucoma

catarata infantil
  • por
5
(1)

A catarata nada mais é que uma condição causada pelo turvamento do cristalino do olho. E dessa forma também se comporta a catarata infantil.

Só para exemplificar, a lente do olho humano precisa ser clara, pois focaliza as imagens que vê na retina e então as envia ao cérebro.

Dessa forma, uma das características da catarata é impedir que a luz chegue até a retina. Logo, dificulta o processo normal da visão.

É comum as pessoas pensarem que a catarata é uma doença que só acontece com pessoas idosas. Mas, infelizmente, esse mal também pode afetar as crianças.

Continue esta leitura para entender como surge a catarata infantil e quais são as medidas que podem ser adotadas, tanto de prevenção, quanto de tratamento.

Catarata infantil: tipos e causas da catarata em crianças

Até os 8 ou 10 anos de idade o cérebro e os olhos da criança ainda estão em fase de desenvolvimento. Sendo assim, a descoberta precoce diminui as chances de ter efeitos graves e permanentes e, em contrapartida, garante maiores possibilidades de recuperação.

Essa condição é popularmente conhecida como “catarata infantil”, porém a nomenclatura médica é “catarata pediátrica”.

Os tipos e causas de catarata infantil variam:

  • Pode ser congênita (presente desde o nascimento, geralmente hereditária – herdada dos pais) ou
  • Adquirida – relacionada com o avanço da idade (se desenvolver quando bebê, criança ou adolescente). O envelhecimento pode ser mais ou menos precoce.
  • A catarata infantil é provável acontecer em apenas um dos olhos ou em ambos. Porém, quando os dois olhos têm catarata, é provável que um seja mais lesado que o outro.
  • Ela pode aparecer em várias regiões do cristalino e ter tamanhos diversos, desde pequenos pontos até nuvens densas.
  • Alguns dos possíveis causadores da catarata infantil são a genética, os distúrbios metabólicos como diabetes e lesões oculares, por exemplo.

No entanto, em muitos casos não é possível identificar a causa da catarata infantil.

Diagnóstico precoce e tratamento

Como vimos, na infância, tanto o cérebro, quanto os olhos das crianças ainda estão em fase de desenvolvimento e os pequenos aprendem gradativamente a ver.

Desse modo, a alteração visual provocada pela doença pode gerar como resultado a condição conhecida como “olho preguiçoso em crianças”.

A importância de um tratamento adequado é imensa, pois sem ele a catarata infantil é capaz de causar danos às conexões entre os olhos e o cérebro. Supreendentemente, após os danos, as conexões são incapazes de retornar a um estado saudável.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para prevenir possíveis complicações da doença como a perda permanente da visão da criança.

Finalmente agora atualmente, a ciência é capaz de nos proporcionar exames médicos que podem diagnosticar a catarata infantil em bebês que acabaram de nascer, antes mesmo de saírem do hospital.

De acordo com médicos pediatras, algumas formas de diagnóstico são mais frequentes:

  • é comum a catarata infantil ser identificada em exames de bebês saudáveis ou após uma lesão ocular;
  • por vezes os pais identificam sinais de alteração e
  • a catarata infantil geralmente se apresenta nos exames como um reflexo vermelho irregular.

Como a catarata congênita costuma ser uma herança genética, a catarata adquirida, pelo contrário, se desenvolve em algum momento após o nascimento.

Catarata infantil: cirurgia de catarata em bebês pode aumentar o risco de glaucoma

Através de estudos, pesquisadores identificaram que 1 a cada 5 bebês submetidos à cirurgia de remoção da catarata desenvolve glaucoma infantil alguns anos após cirurgia.

Dessa forma, os cientistas destacaram que as chances de desenvolver glaucoma na próxima década aumenta em 22% nos bebês que foram submetidos à cirurgia de tratamento para a catarata.

Antes de mais nada, é importante saber que o glaucoma é uma condição que danifica o nervo óptico (uma conexão entre o olho e o cérebro). Além disso, pode causar a perda da visão.

O estudo foi desenvolvido através do acompanhamento de 110 bebês que tinham o olho com catarata e passaram pelo procedimento cirúrgico.

Entre os bebês participantes alguns tiveram o implante de lente intraocular e outros ficaram sem a lente.

Em números, os resultados da pesquisa foram que após 10 anos do procedimento:

  • 25 crianças desenvolveram glaucoma e
  • 21 tiveram diagnóstico de pressão ocular elevada.

De acordo com o pesquisador principal do estudo, Dr. Scott Lambert, professor de oftalmologia da Universidade de Stanford, na Califórnia “Os resultados desafiam a noção de que substituir a lente da criança por uma implantada protege a criança do desenvolvimento de glaucoma. Uma crença entre alguns cirurgiões oftalmologistas pediátricos”.

Segundo a Dra. Sharon Freedman, especialista em glaucoma pediátrico da Duke University em Durham, Carolina do Norte, esses resultados ressaltam como é indispensável o acompanhamento do médico oftalmologista.

Sendo assim, a orientação é que as crianças que passaram pela cirurgia, visite o especialista no mínimo uma vez ao ano.

Contudo, “Qualquer criança com diagnóstico de glaucoma ou pressão intraocular acima do normal sem sinais de dano ocular – o que chamamos de suspeita de glaucoma – deve ser monitorada a cada quatro a seis meses, dependendo da estabilidade da condição e da saúde dos olhos”, informou Freedman em comunicado.

Já sabia que catarata e glaucoma podem acometer bebês?

Pois é. Nesta leitura você pode aprender que, infelizmente, a catarata infantil existe e, então, é um mito achar que a doença só acomete pessoas de mais idade.

Então, levar os bebês e crianças ao oftalmologista infantil é extremamente importante para acompanhar de perto como está sendo o desenvolvimento da saúde dos seus olhos.

E se acaso houver qualquer mínimo sinal de alteração, com o diagnóstico precoce as chances de tratamento e recuperação serão muito altas.

Tenha hábitos saudáveis para todo o corpo e, em especial, não se esqueça dos cuidados com a saúde da sua visão

E isso você pode obter através de uma alimentação natural, rica em vitaminas e nutrientes. Algumas dicas desses alimentos são os peixes, ovos, frutas, pães, grãos, como a semente de linhaça, por exemplo e muito mais.

Que tal começar agora mesmo realizando nosso teste de visão online? Além de ser online é também gratuito!

catarata infantil - teste de visão

Check como está a saúde dos seus olhos com a Lenscope!

Fontes:

Aop

Medicinenet.com

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *