Oftalmologista infantil: entenda a importância e quando levar seus filhos

oftalmologista infantil
  • por
5
(4)

Como crianças pequenas não conseguem descrever com precisão seus sintomas, é papel do oftalmologista infantil driblar os empecilhos para examiná-las, realizar exames e prescrever óculos ou lentes de contato, se necessário. Além disso, há inúmeros fatores que fazem com que levar seu filho a um oftalmologista para crianças seja indispensável.

A importância do oftalmologista infantil

Primeiro, o oftalmologista infantil frequenta a faculdade de medicina e, em seguida, recebe treinamento adicional em doenças oculares. E então ele se torna um oftalmologista. Apenas depois, ele completa o treinamento no diagnóstico e tratamento de distúrbios oculares em crianças. Dessa forma, ele se torna oftalmopediatra, ou seja, o médico oftalmologista especialista na saúde ocular infantil.

Somando a isso, eles são preparados e adquirem experiência para cuidar de crianças de forma que elas se sintam confortáveis e cooperativas na hora dos exames, uma vez que crianças têm dificuldades para relatar sintomas. Apenas esse processo de preparo, é que o oftalmologista infantil começa a atender.

O que faz o oftalmologista infantil

O oftalmologista infantil pode diagnosticar e tratar todas as doenças e distúrbios oculares e realizar cirurgias quando necessário. Ou seja, se o seu filho está tendo dificuldade em ler ou aprender, um oftalmologista infantil é quem irá tratá-lo da forma adequada. O mesmo vale caso a criança precise de cirurgia ou tratamento médico para uma doença ocular. Neste caso, um oftalmologista tem experiência e qualificações para fazer os procedimentos necessários.

Tratamentos realizados pelo oftalmologista infantil

O oftalmologista infantil pode diagnosticar, tratar e gerenciar todos os problemas oculares infantis. Dessa forma, é possível contar com esse médico oftalmologista para:

  • Exames oftalmológicos.
  • Cirurgia, microcirurgia e cirurgia a laser (para problemas como músculos oculares fracos, estrabismo, olhos errantes, dutos lacrimais bloqueados, problemas de retina e infecções).
  • Diagnóstico de problemas oculares causados por doenças do corpo, como diabetes ou artrite reumatoide juvenil (ARJ) e outras doenças médicas e neurológicas.
  • Diagnóstico de distúrbios de processamento visual.
  • Tratamentos para lesões oculares.
  • Prescrição de lentes corretivas: óculos e lentes de contato.

Quando procurar um oftalmologista infantil?

Muitos problemas oculares potencialmente graves começam na infância, mas podem passar despercebidos. Por isso, é essencial realizar o primeiro exame ocular nos olhos do seu filho assim que ele nasce. E, após isso, a criança deve passar por exames regulares. 

O recomendado é que a criança visite o oftalmologista, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP), a cada 6 meses até completar 2 anos. Após essa idade, a consulta deverá ser anual até os 10 anos, quando o sistema ocular está completamente formado. No entanto, há problemas que requerem visitas extras ao médico, para esses casos é necessário retornar ao oftalmologista infantil com mais frequência.

Problemas comuns na saúde ocular de crianças

Os oftalmologistas infantis são hábeis em reconhecer sinais sutis de um problema ocular que um bebê ou uma criança pequena não consegue descrever. Conheça alguns problemas oculares mais comuns em crianças.

  • Dutos lacrimais bloqueados

Essa condição, relativamente comum na infância, ocorre quando uma membrana do ducto lacrimal que drena para o nariz não abre após o nascimento. Dessa forma, as lágrimas não podem escorrer, causando olhos lacrimejantes perpétuos e possíveis infecções oculares. A maioria dos casos se resolve sem tratamento. No entanto, alguns bebês precisam de massagem suave ou de um procedimento cirúrgico para abrir a membrana.

  • Catarata pediátrica

A maioria das cataratas se desenvolve em pessoas mais velhas. Mas, algumas crianças nascem ou desenvolvem na infância como resultado de outras doenças, como diabetes, por exemplo. A catarata é um turvamento do cristalino que pode causar visão turva ou dupla. Para os casos mais simples, o tratamento pode ser feito com colírios e medicamentos receitados pelo médico. Já para os mais graves, pode ser necessário fazer cirurgia.

  • Ambliopia ou olho preguiçoso

A ambliopia é uma condição em que a visão de um olho é reduzida porque o olho e o cérebro não estão funcionando, juntos, corretamente. Se não for tratada, a visão pode ficar permanentemente prejudicada. Em alguns casos, a ambliopia é causada pelo estrabismo: a causa mais comum de problemas visuais em crianças. O tratamento inclui colírios especiais ou tapa-olho para forçar o olho preguiçoso a funcionar.

  • Estrabismo

O estrabismo é uma condição em que os olhos se cruzam ou vagam. Um olho pode olhar diretamente para a frente, enquanto o outro se move para cima, para baixo ou para fora. O tratamento para estrabismo também inclui colírio para fazer o olho considerado fraco “trabalhar” mais, entre outros, indicados pelo oftalmopediatra.

  • Uveíte

A uveíte é uma inflamação localizada dentro do globo ocular e é uma causa importante para o olho vermelho. Se não for diagnosticada e tratada de forma rápida, a uveíte pode causar cicatrizes significativas e perda de visão. Este é um obstáculo para as crianças, pois às vezes elas não apresentam olhos vermelhos ou dor. Nesse caso o papel dos pais em observar e do oftalmologista infantil é essencial.

marcas de lentes de óculos - cta instagram

Sintomas em crianças que exigem atenção

A detecção precoce de problemas oculares é essencial para proteger a visão dos pequenos. Ainda mais hoje em dia, quando as crianças passam muito tempo em frente às telas dos aparelhos eletrônicos, um hábito que aumenta os riscos de miopia infantil.

A miopia em crianças é uma condição que ocorre por fatores genéticos, dessa forma, quando os pais têm miopia, as chances dos filhos também terem é aina maior. Outra causa que também está associada ao surgimento de miopia em crianças é o uso excessivo de aparelhos eletrônicos.

Uma criança com miopia ou outro problema de visão, normalmente, apresenta dificuldades na escola e inquietação. Nesse sentido, os principais sintomas e que merecem atenção dos pais e responsáveis são:

  • Olhos lacrimejantes de forma persistente.
  • Esfregar os olhos com frequência.
  • Sensibilidade à luz.
  • Material branco ou amarelo na pupila (falta de reflexo vermelho).
  • Vermelhidão que não desaparece.
  • Pus ou crosta nos olhos.
  • Olhos cruzados ou errantes.
  • Estrabismo.
  • Inclinação frequente da cabeça ou virada do rosto.
  • Pálpebras caídas ou olhos esbugalhados.
  • Olhos movendo-se para frente e para trás involuntariamente.

Portanto, se o seu filho apresentar algum desses sintomas, procure um oftalmologista infantil para descobrir a causa, fazer o diagnóstico e seguir com o tratamento adequado.

Visita ao oftalmologista infantil e exames em crianças

O recomendado é levar seu filho a um oftalmologista infantil para fazer um exame oftalmológico abrangente até ele completar 1 ano e repetir antes do jardim de infância, mesmo sem qualquer problema ocular evidente. Além disso, os pediatras realizam exames oftalmológicos logo após o nascimento e nos primeiros anos de vida. Estes exames podem detectar uma variedade de anormalidades no reflexo de luz da pupila, nos aspectos externos do olho e no alinhamento ocular.

Esses exames são ainda mais importantes em crianças que:

  • Têm irmãos ou pais com um grande problema ocular, como olho cruzado ou virado (estrabismo) ou olho preguiçoso (ambliopia).
  • Já têm algum problema ocular detectado por um pediatra.
  • Há suspeita de terem um problema nos olhos, de acordo com os pais.

Importante lembrar que há condições ou anormalidades que quando não diagnosticadas podem levar à perda da visão. Mas, por outro lado, todas essas condições podem ser revertidas e até mesmo evitadas, se forem detectadas precocemente.

Por exemplo, crianças diagnosticadas com olho preguiçoso respondem bem ao tratamento. Da mesma forma, aquelas que sofrem de olhos cruzados, que envolvem um ou ambos os olhos, voltados para dentro ou para fora, também podem ser tratadas. Por isso é importante fazer um exame mais abrangente mesmo sem problemas aparentes.

Além disso, crianças que não falam ainda ou não sabem ler podem fazem testes de visão com desenhos. Quando analfabetos ou crianças que ainda não sabem ler ou escrever precisam se consultar com o oftalmologista, os testes podem ser realizados dessa forma. Os testes mais comuns são: cartões de Teller, a tabela Snellen e o Cardiff card.

  • Não espere pela escola

Se você tiver dúvidas sobre a visão do seu filho, não hesite em agendar um exame. A maioria das crianças faz um teste de visão antes de entrar no ensino fundamental. Mas o ideal é que seu filho faça antes de começar o jardim de infância ou a pré-escola. Ou seja, não espere a idade escolar para levar os pequenos ao oftalmologista.

  • Considere seu histórico familiar

Tal como acontece com muitas outras doenças, é provável que o seu filho tenha problemas de visão se houver histórico na família. Portanto, se este é o seu caso, é melhor começar a monitorá-lo desde o início. Afinal, quanto antes identificar um problema de visão, maiores são as chances de tratamento.

  • Escolha os óculos ideal para a idade da criança

Caso a criança seja diagnosticada com algum problema de visão (miopia, hipermetropia ou astigmatismo) que precise usar óculos, a armação deve se adequar ao rosto do seu filho para que ele se sinta confortável. Por isso, ao escolher uma armação de óculos infantil, o ideal é considerar a idade e o estilo da criança.

Há uma variedade enorme de armação de óculos infantil no mercado. Por isso, é indispensável exigir segurança e conforto para a criança. Ao escolher uma para seu filho, confira a qualidade dos óculos e, principalmente, o tipo de material da armação.

Importância da saúde ocular na infância

Como já sabemos, as visitas regulares ao profissional especialista na saúde ocular infantil, o oftalmopediatra, é essencial nessa fase da vida. Mas, por outro lado, há outras questões tão importantes quantos. Manter bons hábito, por exemplo, é fundamental não apenas para a saúde do corpo, mas para a saúde dos olhos. E, isso vale para crianças e adultos. Portanto, leve seu filho regularmente ao oftalmologista e, em casa, estimule-os a ter uma vida com bons hábitos dede cedo.

E nós da Lenscope, acreditamos que informação sobre saúde visual é essencial, e  deve ser acessível a todos. Por isso, produzimos conteúdos relevantes para ajudar voocê a cuidar da saúde dos olhos. Então, assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo sobre saúde ocular.

Fontes:

WebMD

Healthy Children

Nationwide Childrens

University Hospitals

Cleveland Clinic

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *