Envelhecimento dos olhos: mudanças e doenças que afetam a visão

Envelhecimento dos olhos: mudanças e doenças que afetam a visão
  • por
5
(1)

Com o avanço da idade, é natural que ocorra o envelhecimento dos olhos e alterações na visão, além de um aumento no risco de desenvolver doenças oculares relacionadas ao envelhecimento, mudanças essas que podem causar um impacto significativo na qualidade de vida.

Por isso, no artigo de hoje mostraremos como o envelhecimento dos olhos atinge a nossa visão. Além disso, também informaremos quais doenças oculares costumam se desenvolver devido ao envelhecimento dos olhos e quais cuidados devemos tomar para ter uma visão mais nítida e saudável ao envelhecer. Acompanhe e descubra mais. 

Envelhecimento dos olhos: as mudanças que afetam a visão

Seguindo um processo natural e inevitável que afeta todos os aspectos da nossa saúde, a visão muda gradualmente ao passo que o ser humano envelhece. Desse modo, após os 40 anos, mesmo para quem nunca precisou usar óculos corretivos, é normal perceber alguma dificuldade ao realizar atividades que exigem enxergar à curta distância, como ler uma revista ou usar o computador, por exemplo. Isto ocorre devido à perda da flexibilidade do cristalino.

Ainda mais, a diminuição da capacidade de distinguir cores e a necessidade de mais tempo aos olhos se ajustarem a diferentes condições de luminosidade também são sinais do desgaste natural dos olhos. Além disso, doenças características da terceira idade podem acarretar alguns sintomas como visão flutuante, perda da visão periférica, moscas volantes e distorção da imagem, entre outros.

Problemas oculares desenvolvidos pelo envelhecimento dos olhos

Por conta da idade avançada, é comum que as pessoas mais velhas tenham mais chances de desenvolver determinados problemas oculares característicos dessa fase da vida, como apresentaremos a seguir.

Presbiopia

É uma condição comum que ocorre geralmente após os 40 anos devido à perda gradual da flexibilidade do cristalino, a lente natural do olho. Isso leva a dificuldades em focar em objetos próximos, tornando a leitura e a visualização de detalhes mais desafiadoras. A presbiopia não tem cura e não há tratamento para sua prevenção. Entretanto, o uso de lentes corretivas devolve facilmente uma visão nítida e melhora sensivelmente a qualidade de vida. 

Degeneração Macular Relacionada à Idade 

Também conhecida como DMRI, é uma doença que geralmente surge a partir dos 55 anos de idade  e ocorre devido ao desgaste natural da mácula, região da retina responsável pela visão central mais detalhada. Assim, a doença afeta a acuidade visual e os principais sintomas são visão distorcida ou embaçada e manchas no centro da visão. 

Embora não exista uma cura para a DMRI, tratamentos à base de vitaminas, medicamentos anti-VEGF e, em alguns casos, cirurgia a laser são capazes de retardar o avanço da doença e o uso de óculos com lentes especiais e lupa auxiliam a visão.  

Retinopatia diabética

Como o nome sugere, a retinopatia diabética é uma complicação que ocorre pelo efeito prolongado do alto nível de açúcar no sangue sobre os vasos sanguíneos da retina, a parte sensível à luz do olho. Embora não seja uma doença diretamente relacionada à idade, é importante ressaltar que a idade avançada é um fator de risco para o desenvolvimento da retinopatia diabética. Pois à medida que as pessoas envelhecem, a duração do diabetes aumenta e o risco de retinopatia diabética também pode aumentar.

Entre os principais sintomas deste distúrbio estão visão embaçada, hemorragia ocular e perda de visão central ou periférica. Já em relação aos tratamentos, o controle da glicemia e pressão arterial são essenciais para evitar o surgimento e controle da retinopatia diabética. Além disso, o uso de medicamentos anti-inflamatórios, antiangiogênicos, injeções intraoculares e procedimentos como vitrectomia e fotocoagulação a laser são os indicados no combate à doença. 

Catarata

A catarata é uma condição em que o cristalino, a lente natural do olho, se torna opaca, resultando em visão turva e embaçada. Quando não tratada, é uma das causas mais comuns de perda de visão em pessoas mais velhas. Seus principais sintomas são visão embaçada ou turva, sensibilidade à luz, dificuldade para enxergar à noite e visão com aréolas e imagens desbotadas ou amareladas, entre outros. 

A boa notícia é que a medicina tem avançado bastante e a cirurgia para substituição do cristalino por uma lente transparente artificial é um procedimento simples, eficiente e cada vez mais seguro. 

Glaucoma

Trata-se de um problema de visão relacionado ao aumento da pressão no globo ocular que causa danos ao nervo óptico. Geralmente, o glaucoma não apresenta sintomas iniciais. Conforme avança, pode causar perda progressiva da visão e levar à cegueira. Por isso, o glaucoma é mais comum em idosos e é uma das principais causas da cegueira em pessoas com mais de 60  anos. O tratamento para o glaucoma passa pelo uso de colírios, medicamentos via oral e em casos mais severos, cirurgia. 

Olhos secos

A síndrome do olho seco é uma condição em que os olhos não produzem lágrimas suficientes, o que causa atrito entre a córnea e a pálpebra, além de provocar o ressecamento dos olhos. Além de ser mais comum em pessoas com idade avançada, a incidência da síndrome do olho seco é mais comum entre as mulheres, já que diversos estudos apontam que há diminuição da produção de lágrimas decorrente da alteração hormonal causada pela menopausa. 

O uso de colírios com formulação que simula as lágrimas e controla a umidade do ambiente com umidificadores de ar são os tratamentos mais comuns, embora existam óculos projetados para diminuir os sintomas do problema. Porém, em alguns casos, é recomendado o uso de tampões e cirurgia do canal lacrimal.

Como prevenir doenças oculares com o passar dos anos?

Primeiramente, é importante ressaltar que as mudanças na visão são parte do processo natural de envelhecimento e podem variar de pessoa para pessoa. Por isso, é essencial realizar consultas e exames com seu oftalmologista regularmente para monitorar a saúde ocular, diagnosticar problemas e buscar tratamento adequado quando necessário. Lembrando que quanto antes um problema for diagnosticado, maiores as chances de cura e tratamento.

Além disso, adotar hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada e proteger os olhos da exposição solar excessiva, também pode contribuir para a manutenção da saúde ocular ao longo dos anos. 

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Lentes de óculos para todas as idades e necessidades

Nesta leitura, mostramos as principais mudanças em nossos olhos conforme envelhecemos, os problemas que podem surgir e também que alguns hábitos simples, como o uso de óculos adequados podem proporcionar uma visão nítida mesmo na terceira idade. 

Porém, para que isso seja possível é importante cuidar da saúde ocular e saber qual a lente de óculos ideal para melhor atender à sua necessidade. Por isso, nós da  Lenscope oferecemos as lentes mais finas para todas as necessidades, com os tratamentos inclusos e melhor custo-benefício, sendo:

  • Até 4 graus: Lenscope Poli 1.59 com proteção UV 100% e tratamentos antirrisco e antirreflexo
  • Multifocais: Lenscope Progress com proteção UV 100%, camadas hidrorrepelente e liporrepelente e tratamentos antirrisco e antirreflexo.

Todos os tratamentos citados já vêm inclusos e você não precisa pagar mais nada por isso. Além disso, aqui na Lenscope também é possível fazer apenas as lentes do óculos e enviar sua armação para que a montagem seja feita. Tudo isso sem sair de casa. Por fim, convidamos você, leitor, a visitar nosso site e fazer um orçamento online e gratuito.

orçamento

Fontes:

National Institute on Aging

Cleveland Clinic

AOA

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *