Como saber o grau de óculos?

Entender o grau de óculos que você precisa usar é mais simples do que parece. Você fica sabendo através da receita de óculos. Aliás, já está com ela em mãos?

Na receita de óculos normalmente vem uma série de abreviaturas padrões que você já deve ter visto, como, por exemplo: OD, CIL, EIXO ou DNP.

Para entender o seu grau de óculos, conhecer essas siglas é o primeiro passo. Afinal, isso só vai facilitar a compra das lentes do seu óculos, além de você conseguir o óculos ideal para seu tipo de grau. Vamos te contar tudo agora!

Como saber o grau de óculos?

Na receita de óculos você pode encontrar algumas abreviações. As principais são estas:

  • OE: Olho Esquerdo
  • OD: Olho Direito
  • ESF: Esférico
  • CIL: Cilíndrico
  • DNP: Distância Naso Pupilar
  • DP: Distância Pupilar
  • AD: Adição
  • AV: Acuidade Visual
  • VL: Visão de Longe
  • VP: Visão de Perto
  • VI: Visão Intermediária

Ah, você reparou que na frente do seu grau tem alguns sinais? É importante saber que os sinais negativo e positivo estão relacionados aos seguintes problemas de visão:

  • Miopia: Sinal Negativo ()
  • Hipermetropia: Sinal Positivo (+)
  • Astigmatismo: coluna cilíndrico e eixo devem estar preenchidas

Pra entender melhor, veja exemplo de receita de óculos abaixo:

grau de óculos

É assim que se calcula o grau de perto ou o grau de longe dos seus óculos.

E fique atento!

A sua receita de óculos é diferente da receita de lentes de contato. Ela pode sofrer alteração no grau, pois é necessário levar em conta a curvatura das lentes e constar também um número maior de informações. 

Veja como calcular grau da sua lente de contato.

Grau Esférico

O Grau Esférico é representado pela coluna ESF.

Ele indica quantos graus de miopia (dificuldade para enxergar de longe) ou hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto) você possui. Então, você vai saber o seu tipo de problema pelo sinal.

Assim: se tiver um sinal positivo (+), você tem hipermetropia. Mas, se o sinal é negativo (-), você tem miopia.

grau de óculos

grau de óculos

Grau Cilíndrico

O Grau Cilíndrico vai determinar se você possui ou não o astigmatismo. Se a coluna CIL estiver preenchida, então é lá que vai estar o grau das lentes para corrigir o seu astigmatismo.

Mas esse grau de óculos não é colocado em toda a lente, só em um determinado eixo.

Então, além do preenchimento da coluna CIL, a indicação da coluna EIXO também tem que estar preenchida. O eixo é a localização que descreve a orientação (ou ângulo) onde se deve posicionar o grau do seu astigmatismo. Essas medidas podem variar de 0 a 180 graus.

Na receita de óculos abaixo você vê um exemplo de coluna cilíndrico – de astigmatismo – acompanhado com eixo do astigmatismo

grau de óculos

Sabia que o grau do eixo afeta a espessura do seu óculos? Veja aqui quais os valores do eixo podem deixar o seu óculos mais grosso 

Qual o maior grau de óculos?

Você com certeza já viu gente com diferentes graus de óculos, maiores ou menores. Já parou pra pensar qual seria o maior grau de óculos? Bom, na realidade não existe um grau maior para óculos de grau. O que existe é uma classificação que define os tipos de grau, que são:

  • Baixo grau: 0 a 3 graus
  • Grau moderado: de 3 a 6 graus
  • Alto grau: mais de 6 graus

Clique aqui e saiba como saber se o seu grau é alto e conheça os fatores que classifica o seu tipo de grau.

Como saber se o grau do óculos está correto?

Quando você começa usar lentes para óculos, existe um período para acostumar com o óculos. Esse período costuma durar até 7 dias.

Durante esse tempo, você pode, inclusive, sentir alguns enjoos e tonturas. Mas, se após esse período os sintomas persistirem, alguma coisa de errada pode estar com o seu óculos e provavelmente pode ser o grau errado.

O nosso corpo também é capaz de transmitir outros sinais que indicam se precisamos de óculos urgente. Veja aqui 11 sinais que indicam que você precisa usar óculos .

Se você se identificar com algum, procure um oftalmologista. Assim vai ficar muito mais fácil corrigir o problema.

Compreender como funciona o grau de óculos que você vai precisar usar é muito simples, mas existem outros fatores importantes que devem ser levados em consideração, como o seu grau e a escolha correta do óculos de grau.

Bom, agora que você já sabe disso, veja aqui o modelo de óculos ideal para o seu grau. Ou você achou que só basta escolher um óculos bonito de acordo com o seu gosto? O que ninguém te conta, nós contamos, então não deixe de conferir!

Já sabe ler sua receita? Conta pra gente aqui nos comentários como você aprendeu!

grau de óculos

Como saber o grau de óculos?
Deixe sua avaliação



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest