Por que eu tenho miopia?

Este post foi atualizado em 27 outubro, 2020

Não importa há quanto tempo você usa óculos. Pra quem tem miopia, a dúvida é sempre a mesma: por que eu tenho miopia?

Então, esse artigo vai te ajudar a entender melhor o que causa e por que você tem esse tipo de problema de visão.

O que é miopia?

As dificuldades de visão são causadas pela diferença no formato do olho. O globo ocular de quem não precisa usar óculos, em geral, tem o formato arredondado.

As pessoas míopes têm o formato do globo ocular mais longo do que deveria ser. Dessa forma, fazendo com que os raios de luz sejam focados antes na retina.

Portanto, é isso que provoca a dificuldade de enxergar objetos depois de uma certa distância. Essa distorção no formato do olho é chamada de alongamento axial.

por que eu tenho miopia
Comparação de um olho normal x quem tem miopia

Por que eu tenho miopia?

Todo mundo que usa óculos uma vez, pelo menos, já se fez essa pergunta: “mas por que eu tenho isso?“.

Pesquisas indicam que o alongamento axial é um fator hereditário.

Ou seja, se os seus pais têm miopia, você tem ,pelo menos, 50% de chances ter também.

Além do fator hereditário, o estresse visual pode ser também responsável pelo desenvolvimento desse problema de visão.

Aliás,o uso prolongado da visão de perto em computadores, celulares e tablets faz usarmos menos a visão periférica e a visão para longe.

Consequentemente, se tornando outro fator que pode levar ao aumentando os casos de miopia.

A falta de luz solar e o excesso de tempo em ambientes fechados causa a falta de vitamina D.

Essa vitamina auxilia na saúde visual, isso porque proporciona uma visão melhorada, bem como ajuda na reduções da inflamação da retina.

A permanência em ambientes fechados com iluminação artificial pode ser uma das causas do estresse visual e também pode fazer você precisar de óculos.

Como tratar a miopia?

As três maneiras mais comuns de corrigir esse problema de visão: cirurgia refrativa, lentes de contato e lentes para óculos.

Cirurgia refrativa

A cirurgia refrativa é muito procurada para casos de alto grau de miopia. É uma cirurgia considerada simples, dispensando a necessidade de internação.

Ela é realizada com o auxílio de um equipamento que utiliza luz ultravioleta. É a luz ultravioleta a responsável por modificar a superfície da córnea e a sua curvatura corrigindo.

As mais procuradas são: LASIK, PRK e LASIK. Em nosso artigo, explicamos cada uma delas para você que tem interesse nesse procedimento.

Mas, infelizmente a cirurgia refrativa ainda não tem um valor muito acessível e o procedimento só poder ser feito a partir de 21 anos.

Em casos de alta miopia, a cirurgia refrativa pode não eliminar 100% o grau de miopia

Lentes de contato

As lentes de contato são lentes graduadas usadas em “contato” com o olho e são capazes de corrigir a miopia de uma forma bastante discreta.

Os tipos mais comuns de lentes de contato disponíveis hoje são as lentes rígidas e as lentes gelatinosas.

Somente um oftalmo pode fizer qual delas é a mais indicada para a sua necessidade.

A grande desvantagem das lentes de contato é que seu uso prolongado pode causar desconforto e irritação aos olhos.

Por esse motivo, ao utilizá-las não deixe de fazer um acompanhamento com o oftalmo.

Além disso, é muito importante manter os cuidados necessários para não ter problemas futuros com a saúde dos seus olhos.

Lentes para óculos

As lentes para óculos são a opção mais em conta para corrigir a miopia e a opção mais segura, sem contra-indicações.

Atualmente é possível encontrar diversas opções de lentes para óculos com uma série de tratamentos que aumentam a durabilidade e o conforto dos óculos.

Veja aqui quais são os tipos de lentes que existem para miopia.

Como a miopia leva alguns anos para se estabilizar, é importante visitar o oftalmologista pelo menos uma vez por ano, principalmente para ajudar a entender o porque o grau de miopia aumenta todos os anos.

Considerações finais

Se manter informado e buscar as melhores soluções para cada caso são as melhores maneiras de conviver com a miopia.

Agora que você já sabe a resposta para seu problema, aproveite para conhecer nossas dicas para economizar na compra do seu óculos de grau escolhendo as lentes com os tratamentos que protegem seus olhos e seu óculos.

E se você tem um grau alto de miopia, veja aqui as 5 dicas que separamos pra você neste dar adeus ao óculos fundo de garrafa.

por que eu tenho miopia



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Pin It on Pinterest