presbiopia sintomas e tratamentos

Presbiopia: principais sintomas e tratamentos

A Presbiopia é um processo natural de envelhecimento do cristalino que perde gradualmente a capacidade de focar objetos próximos, enxergando de forma mais embaçada ou borrada. A presbiopia costuma afetar pessoas a partir dos 40 anos, podendo manifestar até os 65.  

A presbiopia pode ser diagnosticada através de exames com médicos como oftalmologistas, por exemplo, que costumam recomendar uso de óculos de grau ou lentes de contato.

Importante dizer também que esse distúrbio ocular não é grave e nem raro de acontecer. Além disso, chega a ser conhecido por vista cansada, justamente, pela sensação de que olhos não têm forças suficiente para focalizar o objeto.

Ou seja, nossos olhos se cansam. 

Basta analisar aquelas pessoas que, ao lerem um livro, um jornal ou até mesmo um papel com alguma coisa escrita, precisam afastar todos esses materiais de leitura para conseguirem enxergar claramente o que está escrito.

Esse comportamento talvez seja o mais comum de ser notado em pessoas com presbiopia, mas existem outros sintomas que incomodam muito também.

Nosso cristalino, conforme envelhecemos, perde a elasticidade natural que apresenta. Isso chega a ser um problema, já que graças a essa elasticidade que conseguimos acomodar e focar nossa visão.

presbiopia

Vamos então ler mais sobre isso? 

Quais são os sintomas de presbiopia?

  • Dificuldade em focalizar objetos próximos
  • Esforço para conseguir enxergar 
  • Olhos vermelhos
  • Ressecamento dos olhos
  • Fotofobia
  • Lacrimejamento
  • Fadiga ocular
  • Dores de cabeça
  • Visão turva
  • Necessidade de mais luz ao executar atividades que envolvem a visão para perto

Além disso, destacamos também que é bastante comum a pessoa com vista cansada ter grande dificuldade na realização de tarefas ou atividades simples do dia a dia.

Então, ao ler uma embalagem de um produto ou uma mensagem no celular pode ser desafiador, já que será necessário sempre esticar o braço e afastar o objeto para entender as letras nitidamente.

Tratamento para presbiopia

Normalmente para tratar a presbiopia é necessário fazer uso de óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia refrativa.

Tratar a presbiopia com óculos de grau, geralmente os médicos recomendam uso de lentes multifocais por serem mais confortáveis para diferentes campos de visão: de perto, intermediário e de longe.

Mas vamos te explicar todos as formas de correções existentes e que costumam ser mais adotadas. Veja!

Óculos de grau com Lentes Multifocais

As lentes multifocais  também conhecidas como lentes progressivas são lentes que possuem múltiplos focos permitindo a transição de um grau para outro dependendo da distância: perto, intermediário e longe.

Esta distribuição dos pontos focais é o que possibilita à pessoa ver tanto de longe quanto de perto, assim permitindo mais conforto visual para enxergar.

Então, unindo todo esse conforto em diferentes distâncias não é necessário ficar trocando de óculos dependendo da tarefa que for realizar.

Entenda tudo sobre lentes multifocais aqui.

Lentes de contato

As lentes de contato atuam de forma diferente para corrigir a presbiopia.

Nas mais tradicionais, é muito comum de um lado corrigir a distância de longe e o outro olho, de perto.

Entretanto, é necessário que a receita seja prescrita pelo médico profissional da área. Por isso, procure seguir a recomendação do especialista para o melhor tratamento ser seguido.

Cirurgia Refrativa

A cirurgia refrativa também precisa ser recomendada pelo profissional da saúde dos olhos e o grau precisa estar estabilizado no período de 6 meses a 1 ano.

Antes do 60 anos, recomenda-se o procedimento LASIK que costuma ser rápido e indolor. A recuperação do paciente exige cuidados, mas costuma ser muito satisfatória e rápida. 

Basicamente, o laser é introduzido na córnea, em uma das camadas mais internas, com a finalidade de deixá-la com o formato correto.

Dessa forma, a córnea consegue compensar a falta de elasticidade do cristalino.

presbiopia

Presbiopia: principais sintomas e tratamentos
Média 5 de 2 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest