Miopia hipermetropia astigmatismo presbiopia

Miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia: os problemas de visão mais comuns

Miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia são problemas de visão diferentes, mas que apresentam alguns sintomas parecidos. 

Por causarem  dificuldades de enxergar muito parecidos, é normal surgirem algumas dúvidas na hora de identificar cada um deles.

Por exemplo, muitas pessoas confundem a presbiopia com a hipermetropia ou acham que tem astigmatismo quando na verdade são míopes. 

Por isso, para evitar confusão é importante entender as principais características de cada problema e as diferenças entre eles.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia para nunca mais se confundir.

Miopia 

É um dos problemas refrativos mais comuns que existem e a principal característica é a dificuldade para enxergar objetos distantes.

Basicamente, a miopia surge quando o formato do olho é mais alongado que o normal. Essa imperfeição do globo ocular faz com que a imagem se forme antes da retina ao invés de ser formada diretamente na retina.

A principal causa da miopia é genética, ou seja, ela costuma ser passada de pais para filhos. Mas além do fator genético, existem alguns hábitos que podem levar ao desenvolvimento da doença.

O uso excessivo de aparelho eletrônicos como celulares e computadores, por exemplo, também podem contribuir com o aparecimento da miopia.

Miopia hipermetropia astigmatismo presbiopia
Globo ocular de uma visão normal vs. Globo ocular de quem possui miopia.

Saiba quais sãos os principais sintomas da miopia para ficar atento.

Hipermetropia 

Ao contrário da miopia, a hipermetropia surge quando a imagem é formada depois da retina, comprometendo a visão a curtas distâncias. Ou seja, a hipermetropia é a dificuldade para enxergar de perto.

Da mesma forma que a miopia, a hipermetropia também ocorre pelo formato irregular do globo ocular. A córnea de um olho normal tem formato arredondado, mas quem tem hipermetropia possui a córnea achatada ou plana.

Miopia hipermetropia astigmatismo presbiopia
Globo ocular normal x Globo ocular de quem tem hipermetropia

 

Assim como a miopia, a hipermetropia também tem origem genética. Por isso, quem tem pai ou mãe com hipermetropia tem mais chance de desenvolver esse problema de visão ao longo da vida.

Neste artigo você encontra todas as informações sobre os sintomas da hipermetropia e as principais formas de tratamento.

Astigmatismo 

No astigmatismo, uma imperfeição na curvatura da córnea faz com que a luz atinja diversos lugares quando entra no olho. Enquanto em um olho normal a córnea é arredondada, em um olho com astigmatismo o formato dela é ovalado.

Assim, diversos pontos focais são criados e a imagem pode ser formada antes ou depois da retina.

Dessa forma, quem tem astigmatismo sente dificuldade para enxergar tanto de perto, quanto de longe. Na prática, é como se a pessoa tivesse miopia e hipermetropia juntos, por isso a confusão entre elas.

tipos de astigmatismo
Olho normal e olho de quem possui astigmatismo

Quase sempre o astigmatismo surge por problemas no formato da córnea, mas existem alguns casos que estão relacionados com o formato irregular do cristalino. 

Veja também: quais são os tipos de astigmatismo que existem?

Presbiopia

Mais conhecida como “vista cansada”, a presbiopia é um problema de visão que ocorre por conta do envelhecimento natural dos olhos.

Assim como a hipermetropia, a presbiopia também causa dificuldade para enxergar objetos a curtas distâncias. Por esse motivo, é muito comum as pessoas confundirem esses dois problemas. 

No entanto a principal diferença entre eles está na idade do paciente. Enquanto a hipermetropia pode se manifestar em qualquer momento da vida, a presbiopia normalmente se manifesta a partir dos 45 anos.

Outro fator que diferencia os dois problemas de visão é a origem de cada um. A vista cansada surge com a perda de elasticidade do cristalino, um processo natural que ocorre com o passar dos anos. 

Já a hipermetropia está relacionada ao formato irregular do globo ocular e por isso não tem nenhuma relação com a idade.

Apesar de ser um desvio comum que aparece com o passar dos anos, existem alguns fatores que contribuem com o desenvolvimento da presbiopia. 

Por exemplo, diabéticos, pessoas com esclerose múltipla, doenças cardiovasculares e o uso de alguns medicamentos são casos que podem adiantar o surgimento da presbiopia.

Esquema de como a presbiopia (vista cansada) afeta a nossa visão

Agora já sabemos!

Miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia são problemas de visão muito comuns e por isso muitas pessoas têm dúvidas sobre a diferença entre eles.

Para saber identificar cada desvio, é importante entender como surge o problema, analisando principalmente as diferenças entre eles.

No entanto, mesmo sabendo a diferença entre esses problemas de visão, apenas o especialista pode fazer um diagnóstico preciso.

Por isso, se você sente dificuldade para enxergar de perto, de longe ou se sua visão fica embaçada a variadas distâncias, marque uma consulta com seu médico. Ele é o único que poderá identificar qual é seu problema de visão.

Nós contamos pra você 11 sinais que você precisa usar óculos!

Então? Você tem algum problema de visão? Sente dificuldade em enxergar?

Deixe nos comentários que estamos curiosos.

Miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia: os problemas de visão mais comuns
Média 5 de 2 votos



Comentários

  1. Olá, tenho hipermetropia (0,25 em cada olho) e gostaria de saber se o grau pode aumentar e também se há necessidade de consultar o oftalmologista regularmente mesmo que não apareça nenhum sintoma com o grau que eu estou usando.

    1. Olá, Raíza! Tudo bom?

      Obrigada pelo seu comentário 🙂

      O ideal é que as consultas com o oftalmo aconteçam a cada 6 meses a 1 ano, esse é o período mais recomendado 🙂 . Para saber se você precisa usar óculos, quem pode te ajudar com mais propriedade no assunto é o seu médico especialista. Converse com o profissional para passar as melhores orientações e fazer um diagnóstico completo para você 🙂

      Quando puder, agende uma consulta mais breve possível. Se precisar usar óculos, te convido a conhecer a Lenscope e fazer suas lentes de maneira inovadore e sem precisar sair de casa 🏠❤ Vamos adorar te ajudar! É só acessar https://lenscope.com.br/ 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest