ponto preto na visão

Está com ponto preto na visão? Saiba o que pode ser e como tratar o sintoma

0
(0)

Ponto preto na visão é uma pequena mancha ou riscos de cor preta que aparecem rapidamente em seu campo de visão e desaparecem quando você tenta enxergá-las diretamente. 

Popularmente conhecidos como moscas varejantes ou miiodopsia, essa perturbação visual é muitas vezes causada pelo envelhecimento. Pois com o passar dos anos o vítreo, a área mais gelatinosa do seu olho, se torna mais líquida.

Esse processo faz com que as microfibras do vítreo se acumulem e formem pequenos torrões, causando sombras na retina, responsáveis pelos pontos pretos. 

Contudo, por mais que essa condição seja causada pela idade avançada, em alguns casos podem indicar um distúrbio visual. Por isso precisam ser levados a sério. 

Nesse artigo vamos falar mais sobre o ponto preto na sua visão, quando eles indicam um problema ocular, sintomas e tratamentos.  Então acompanhe até o fim para saber mais!  

Ponto preto na visão pode ser sintoma de problema ocular

Como mencionado, um ponto preto na sua visão pode ser apenas uma consequência do avançar da idade. Entretanto, há casos em que ele pode indicar um problema ocular.

Dentre as outras causas estão:

 Há a possibilidade do ponto ser causado por um tumor intraocular ou enxaqueca ocular. Mas lembre-se, sempre consulte seu oftalmologista de confiança para um diagnóstico eficiente.

enxergar pontos pretos

Fonte 

Quando um ponto preto na visão pode ser sinal de emergência? 

Como há muitas causas para o surgimento do ponto preto, existem alguns sintomas que podem ajudar a diferenciar um quadro de miiodopsia causada pela velhice de casos mais graves.

Caso as manchas sejam acompanhadas de alguns dos sintomas abaixo significa que é preciso consultar um médico. 

  • Um aumento repentino na quantidade de pontos pretos;
  • Flashes de luz no mesmo olho com o ponto preto;
  • Perda da visão periférica;

Esses sintomas podem indicar um desprendimento ou rompimento da retina, duas condições oculares que requerem atenção imediata.

O que causa o descolamento do vítreo?

O descolamento do vítreo é a principal causa do aparecimento de pontos pretos na visão. Esse é um quadro natural que acontece com o passar dos anos e estima-se que mais da metade das pessoas irão apresentar descolamento do vítreo aos 80 anos.

Isso acontece porque quando o vítreo gelatinoso se desenvolve no início da vida ele preenche o fundo do olho, prensa contra a retina e se conecta a ela. Contudo, com o avanço da idade, o vítreo que antes possuía uma consistência gelatinosa se torna cada vez mais líquido em seu centro.

Esse processo faz com que as bordas do vítreo fiquem muito pesadas para o centro suportar, causando seu descolamento. 

A parte periférica do vítreo começa a cair em direção ao centro e se desgruda da retina. Fazendo com que algumas partes acumulem e causem os torrões e, consequentemente, as sombras conhecidas como ponto preto. 

Como reduzir ou acabar com pontos pretos na visão?

Por mais que os pontos pretos na visão sejam uma condição benigna, ainda sim são incômodos. Na maioria das vezes não há necessidade de eliminar completamente. Contudo, com o tratamento correto é possível reduzi-los. 

Há tratamentos naturais e com medicamentos para a redução dos pontos pretos. Na maior parte das vezes, uma mudança de hábitos já apresenta ótimos resultados. Principalmente tentar ignorar as manchas, pois ficar menos consciente deles permite não o incomodem tanto.

Alguns tratamentos ou mudanças de hábito para melhorar os pontos pretos na visão são:

  • Ácido Hialurônico: é geralmente utilizado após cirurgias para reduzir inflamações e ajudar no processo de recuperação; 
  • Dieta e Nutrição balanceada: algumas vitaminas e suplementos podem ajudar na saúde e consequentemente na melhora da visão;
  • Proteger os olhos de luzes fortes: evitar ficar muito tempo olhando para a tela de celulares e computadores evita cansaço dos olhos, uma condição que pode aumentar a consciência da existência dos pontos pretos. 

Entretanto, há casos em que podem prejudicar a visão. Então, com o auxílio do seu oftalmologista, há a possibilidade de realizar um tratamento definitivo para eliminá-los. Como a realização de uma cirurgia para remover o vítreo ou o uso de lazer para interromper os pontos.

É possível prevenir pontos pretos no campo de visão?

Não há como prevenir os pontos pretos na visão, já que são uma consequência do envelhecimento natural no ser humano. Entretanto, é importante adotar algumas práticas para manter os olhos saudáveis.

  • Mantenha um peso proporcional ao seu corpo e altura;
  • Tenha uma alimentação saudável;
  • Deixe de fumar;
  • Use óculos de sol fora de casa em dias muito ensolarados;
  • Use óculos de proteção quando necessário;
  • Descanse os olhos frequentemente;

Doenças que podem ser associadas com ponto preto na visão

Existem algumas doenças oculares e situações que podem causar o descolamento do vítreo e, consequentemente, o ponto preto na visão. São elas:

Mais tranquilo? Agora vamos conversar sobre sua saúde visual!

Agora que você sabe o que é o ponto preto na visão, seus sintomas, tratamentos e muito mais, podemos conversar sobre sua saúde visual. Lembre-se que é sempre importante manter as consultas com seu oftalmologista em dia!

Nós da Lenscope somos uma health tech com o propósito de criar um mundo onde todos possam enxergar com clareza: um par de olhos de cada vez. Por isso, utilizamos da tecnologia e inovação para impactar a vida das pessoas da melhor forma possível. 

Com nosso teste de visão você consegue identificar se possui astigmatismo e miopia com apenas alguns cliques e sem sair de casa.

Visite o teste de visão agora!

ponto preto na visão - teste de visão

Além disso, também temos como objetivo proporcionar conteúdo de qualidade e valor para que todos tenham acesso à informação e conhecimento para cuidar dos seus olhos. Quer se manter sempre informado sobre o mundo da saúde visual? Inscreva-se na nossa newsletter! 

Fontes:

Mayo Clinic

Healthline

VeryWell Health 

All About Vision

Medical News Today

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *