Cuidados com os olhos: veja 7 passos pra começar hoje mesmo

cuidados-com-os-olhos
  • por
5
(1)

Com a correria da rotina, manter os cuidados com os olhos às vezes pode ficar em segundo plano. Por isso, é comum deixar de lado alguns exames básicos e importantes para a nossa saúde. E a saúde ocular parece estar nas últimas posições de prioridade entre as pessoas. Principalmente para aqueles que não usam óculos.

Mas, lembre-se sempre que é necessário tomar cuidados com os olhos para manter a saúde ocular e evitar problemas de visãoSe você está nesse time ou conhece alguém que tem deixado o zelo com os olhos de lado, este artigo é para você.

7 passos simples que você deve começar a fazer hoje mesmo e manter os cuidados com os olhos

Separamos 7 passos simples e muito fáceis de começar hoje mesmo para você manter o cuidado dos seus olhos em dia.

1. Esteja sempre com o seu óculos de sol

Usar óculos de sol vai além da estética. O óculos de sol é muito mais que acessório, é um item essencial para manter o globo ocular livre de complicações. Isso porque os raios ultravioleta contribuem para doenças oculares sérias, que podem ser evitadas com o uso do óculos. 

Então saiu de casa? Leve seu óculos de sol. Torne o óculos de sol parte da sua rotina. Algumas pessoas já têm o costume de usar filtro solar e isso é bom, mas esse hábito também precisa ser estendido aos olhos com o uso do óculos. 

Se você precisa de um, confira uma lista bem legal com as tendências para óculos 2021, veja os modelos de óculos de sol masculinos, e veja os modelos de óculos de sol femininos

2. Alimente-se pensando na qualidade da sua visão

Há diversos alimentos que mantém os cuidados com os olhosAcrescente, por exemplo, cenouras às suas refeições. Consuma também outras frutas e legumes ricos em vitaminas A, C e E e antioxidantes, como luteína. Essas vitaminas são importantes na prevenção da degeneração macular, glaucoma, catarata, entre outras. 

Outros alimentos, como espinafre, pimentão, nozes, sementes e batata-doce também são excelentes fontes de nutrientes! Frutos do mar, ricos em ômega 3, também devem estar no cardápio de quem quer estar de bem com a visão.  Dessa forma, sardinha, cavala, atum e salmão são exemplos de peixes que podem ajudar a diminuir os riscos de olhos secos, degeneração macular relacionada à idade e catarata.

O chá verde também é uma ótima bebida para adquirir antioxidantes e evitar essas patologias. 

3. Certifique-se de que as telas estejam a uma distância confortável e sem brilho excessivo

Seja na escola, em casa ou no trabalho, o computador é um dispositivo essencial para a realização de grande parte de nossas atividades. E é comum usarmos também tablets e celulares. Por isso, é importante manter uma distância segura para a manutenção da qualidade da visão.

Recomenda-se afastar os monitores a pelo menos um braço de distância. Além de manusear os dispositivos portáteis a 40 centímetros, torne esse um hábito de cuidados com os olhos. 

4. Pare de fumar!

Nós sabemos que deixar o cigarro de lado não é uma tarefa fácil. Mas que tal começar a pensar nisso a partir de hoje. O primeiro passo precisa ser a vontade de abandoná-lo. Depois, as outras etapas começam. 

E pra te incentivar, aqui vai um bom motivo: o cigarro pode aumentar as chances de catarata, danos no nervo óptico, degeneração macular, entre outros. 

5. Pratique exercícios físicos

Alguns estudos apontam que os exercícios regulares podem nos ajudar a reduzir em até 70% os riscos de degeneração macular ligada à idade.

Uma caminhada rápida já ajuda. E, se for fazê-la durante o dia, não se esqueça dos óculos escuros e tome outros cuidados com os olhos durante as atividades físicas

6. Mantenha sempre o nível de açúcar e a pressão arterial sob controle

Açúcar e pressão arterial descontrolados contribuem para problemas sérios na visão. Se considerarmos a diabetes e a hipertensão, outros problemas podem surgir, como a retinopatia diabética.

7. Use óculos com filtro de luz azul

Usar óculos com filtro de luz azul é muito importante para: 

  • Promover o conforto visual;
  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Diminuir o cansaço dos olhos;
  • Ajudar as noites de sono;
  • Reduzir as dores de cabeça;
  • Previnur em longo prazo algumas doenças, como catarata e degeneração macular.

Grande parte da população passa horas por dia em frente a telas, sejam dos computadores, celulares, tablets ou TVs.  Por isso, é importante saber que há dois tipos de luz azul: a natural, proveniente do sol; e a artificial, gerada pelos aparelhos eletrônicos. 

  • Luz azul natural (turquesa): é considerada boa, porque durante o dia, ajuda a manter a nossa atenção. 
  • Luz azul artificial (violeta): considerada ruim, principalmente à noite. Porque está presente nas luzes artificiais de LED, nos celulares, tablets, etc. Essa luz azul, na parte da noite, pode confundir o cérebro, fazendo-o pensar que ainda é dia. Com isso, nosso ciclo circadiano – relógio biológico – fica comprometido. 

O problema é que a luz azul artificial, além de afetar a qualidade do sono, pode ser perigosa para o globo ocular, e é por isso que os óculos com filtro de luz azul são tão importantes. Eles absorvem a luz azul maléfica, deixando que apenas a luz boa chegue aos nossos olhos. 

Mas você pode se perguntar: “preciso usar óculos de grau. E agora?”

Não tem problema! As lentes de proteção contra a luz azul podem ser feitas com ou sem grau. Então, se você já faz uso ou precisa, é possível combiná-los com o filtro de luz azul. Faz uso de aparelhos digitais por longas horas? Então, você precisa experimentar óculos com filtro de luz azul

Se você quiser conhecer mais sobre a luz azul, veja nosso conteúdo especial sobre o assunto. 

Outros cuidados com os olhos para mantê-los protegidos e saudáveis

Use proteção para os olhos

Por mais que não sejam óbvias, as lesões no globo ocular são muito comuns. Nos Estados Unidos, por exemplo, aproximadamente 2 mil pessoas precisam de ajuda médica por dia, devido aos danos nos olhos ocorridos no ambiente de trabalho. Um terço desses traumas exigem tratamento no hospital. 

Mas não há risco apenas nos locais laborais. A prática de esportes, trabalhos domésticos e até atividades de lazer podem exigir uma segurança a mais para os olhos. Lembre-se de que as lesões podem causar danos irreversíveis e aumentar as possibilidades de infecções. 

Faça pausas durante o dia

Devido a tanta exposição aos dispositivos eletrônicos, é importante parar um pouco e dar um descanso para a visão. Para isso, você pode usar a regra 20-20-20. Ela consiste em, a cada 20 minutos, olhar para algum objeto, por 20 segundos, que esteja a 20 pés de distância (equivalente a 6 metros). 

Esse exercício pode evitar o cansaço visual, dores de cabeça, olhos secos, entre outros.

Tenha bastante zelo com as suas lentes de contato

As lentes de contato merecem atenção na hora do manuseio. 

  • Lave as mãos antes de inserir ou remover as lentes e sempre coloque-as corretamente na solução de limpeza. 
  • Nunca utilize outras soluções que não sejam adequadas ou recomendadas! 
  • Atente-se ao tempo máximo de uso. Nada de esperar os olhos irritarem para trocá-las.
  • E siga sempre as orientações do seu médico, pois alguns colírios têm componentes que reagem mal com as lentes. 

Fique atento às maquiagens

  • Sempre verifique a validade dos seus cosméticos. Na dúvida, descarte os produtos de uso na área dos olhos após 4 meses de uso. 
  • Afie o lápis de olho constantemente. 
  • Não passe delineador na parte interna da pálpebra. 
  • Quando houver alguma inflamação nos olhos, é indicado evitar o uso de maquiagem. 

Visite seu oftalmologista

Mesmo que não aja nada de anormal é preciso ter atenção e cuidados com os olhos, por isso, é importante visitar o especialista pelo menos uma vez por ano. 

Nos casos de mudança na sua visão, não hesite! Ao sentir visão dupla, olhos vermelhos, inchaços, flashes de luz, visão turva e dificuldades para enxergar com pouca luz, por exemplo, busque ajuda. 

A partir de exames e até análises básicas, o oftalmologista conseguirá averiguar sua saúde ocular. Lembrando que alguns procedimentos oftalmológicos podem detectar outras doenças, como diabetes, derrame, tumores cerebrais, aneurismas e esclerose múltipla.

Confira os fatores de risco para doenças oculares

Os fatores de risco podem ser observados ao analisarmos algumas situações ocorridas com nossos familiares. Veja quais são os critérios: 

  • Você ou alguém da sua família é diabético? 
  • Há histórico de hipertensão, seja seu ou na família? 
  • Você já passou dos 65 anos? 
  • Você é afrodescendente e tem mais de 40 anos?

Todas essas situações aumentam as chances de doenças oculares você deve estar ainda mais atento aos seus cuidados com os olhos. 

Mitos e verdades sobre manter nossos olhos protegidos

É comum que imaginemos que algumas ações podem ajudar ou prejudicar nossa visão. Porém algumas delas são equivocadas, por isso, vamos te explicar os mitos e verdade sobre as proteções dos olhos:

Mito

Exercitar os olhos atrasa a necessidade de usar óculos.

Verdade

Esses exercícios, por si só, não vão alcançar esse objetivo, muito menos ajudar ou preservar a saúde dos olhos. A qualidade da visão depende da combinação de diversos fatores, como o formato do globo ocular e o estado do tecido dos olhos, que não serão modificados significativamente com os exercícios para olhos apenas. 

Mito

Ler com pouca luz piora a visão.

Verdade

A baixa iluminação não reduz a capacidade de enxergar bem. Entretanto, quando lemos com pouca claridade, teremos fadiga ocular com mais facilidade. Então, se você gosta de fazer leituras em locais mais escuros, tenha uma lâmpada de mesa e coloque a luz diretamente nas páginas. 

Mito

É bom retirar as lentes ou os óculos em alguns momentos, porque as pausas permitem que os olhos descansem.

Verdade

Se você precisa usar lentes ou óculos para leitura ou para a distância, use-os. A ausência deles pode forçar a visão e, consequentemente, deixá-los cansados. 

Mito

Olhar para a tela do computador o dia inteiro é ruim para os olhos.

Verdade

Utilizar o computador não prejudica a saúde dos olhos. Mas, o uso excessivo pode causar situações como fadiga ocular. Quando usamos o computador, por exemplo. Por um longo tempo, a quantidade de piscadas cai bastante. 

Piscar os olhos é fundamental para a lubrificação dos olhos. Para evitar esse cansaço, você pode ajustar o brilho das telas, fazer a regra 20-20-20 e piscar regularmente.  

Cuide bem da saúde dos seus olhos para ver o melhor da vida

É comum que as pessoas procurem um oftalmologista somente quando sentem algum desconforto ou apresentem algum problema na visão. Porém, é importante destacar que os sintomas de muitas doenças oculares ocorrem somente quando o problema está avançado. Além disso, muitas condições somente são diagnosticadas com exames conduzidos por um profissional da saúde dos olhos.

Por isso, cuidar dos nossos olhos de forma regular garante que consigamos enxergar bem ao longo da vida, seja para prevenir doenças oculares ou tratar algum problema de visão. Sendo assim, é imprescindível visitar o médico oftalmologista com frequência.

Então, após a consulta com seu oftalmologista, caso seja necessário usar lentes mais finas, pode contar com as lentes mais finas e de qualidade da Lenscope. Afinal, temos a missão de oferecer informações sobre saúde ocular para todos, assim como garantir que todos aqueles que precisam de lentes mais finas tenham acesso a elas e a óculos de qualidade, por um preço mais justo. Por fim, convidamos você, leitor, a fazer um orçamento online e gratuito aqui no nosso site e se surpreender com nossa agilidade e atendimento.

orçamento

Fontes

All About Vision¹

All About Vision²

American Academy of Ophthalmology

Daily Herold

Harvard Health Publishingv

Medical News Today

True Eye Experts

WebMD

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *