Saúde dos olhos: o impacto da COVID-19

saúde dos olhos
  • por
5
(1)

Hábitos adotados para nos proteger da COVID-19 tem afetado a saúde dos  olhos. Práticas como manipular água sanitária, o uso constante de máscaras,  e a decisão de adiar exames de vista são alguns dos fatores que comprometem a saúde dos olhos.

Neste período, diante da ameaça do COVID-19, os australianos se adaptaram a um novo estilo de vida. Usar máscaras, lavar as mãos regularmente e distanciar-se socialmente foram algumas das mudanças amplamente adotadas na pandemia. Mas, muitas dessas tiveram um efeito indireto, impactando a saúde geral dos olhos.

O diretor clínico da Optometry Australia, Luke Arundel, e seu colega optometrista Tim Martin se juntaram recentemente com Tash Miles para o podcast da Australian Health Practitioner Regulation Agency, Taking Care.

Neste encontro, foi discutido o impacto que o COVID teve na saúde ocular. Então, continue lendo e conheça algumas implicações discutidas no podcast Taking Care!

Como o COVID-19 tem impactado a saúde dos olhos?

O impacto tem ocorrido de formas diferentes. As medidas que todos tivemos que tomar para nos prevenir da infecção exigem atenção dobrada com a visão.

Listamos os principais responsáveis por prejudicar a saúde durante a pandemia:

Desinfetante para as mãos à base de álcool

Lesões oculares em crianças, causadas por produtos químicos, foi um dos danos que não apenas prevaleceram, mas que aumentaram durante a pandemia. Um estudo na França mostrou que as lesões oculares resultantes de desinfetantes para as mãos à base de álcool (ABHS) aumentaram em 10% em 2020.

Os dispensadores de álcool em gel geralmente possuem um metro de altura. Ou seja, o tamanho ideal para adultos higienizarem as mãos confortavelmente, porém ao nível dos olhos para muitas crianças. Isso faz com que o desinfetante respingue e cause lesões oculares.

Por isso é aconselhável que os pais lavem as mãos dos filhos com água e sabão, sempre que possível, como um substituto ao desinfetante para as mãos. Porque essa medida também ajuda a evitar que ABHS entre nos olhos de uma criança.

Consequências do uso da máscara

Durante o ano passado, Luke e Tim observaram pacientes trocando os óculos pelas lentes de contato para combater os problemas de embaçamento nas lentes decorrentes do uso de máscaras faciais.

Desse modo, as lentes de contato se tornaram a solução para pessoas que se sentiam incomodadas, e tiveram a visão prejudicada ao usar máscaras com óculos,

Outro fenômeno observado foi o dos olhos secos associados ao uso de máscaras. Isso ocorre porque quando o ar escapa pela parte superior das máscaras ele vai em direção aos olhos, ou seja, a máscara acaba deixando os olhos mais secos.

Entretanto, a melhor maneira de evitar que isso ocorra é garantir que sua máscara esteja devidamente ajustada. Além de usar colírios lubrificantes para aliviar o desconforto do olho seco. Mas lembre-se: apesar do fenômeno, é de extrema importância continuar usando a máscara ao sair de casa ou ao ter contato com outras pessoas.

Adiamento de exames de vista

Durante a pandemia, pacientes com doenças crônicas cancelaram suas consultas como forma de evitar se expor ao Covid-19. De acordo com dados do Medicare, os optometristas forneceram 630.000 consultas a menos no ano de 2019/2020.

Considerando que 90% das perdas de visão são evitáveis ou tratáveis, o adiamento das consultas e exames de vista impactam diretamente a saúde dos olhos.

Aumento de tempo conectado às telas digitais

Outro fator que afeta diretamente a saúde dos olhos é o uso de telas por um período longo de tempo. Com o isolamento social, estamos mais tempo em frente às telas. E isso pode nos causar a síndrome da visão de computador.

Trata-se de um grupo de doenças oculares causadas pelo uso excessivo do computador. Entre os sintomas desta síndrome estão,por exemplo:

Além disso, a falsa miopia também pode ocorrer com o uso excessivo dos recursos das telas digitais e causar a sensação de embaçamento nos olhos por esforço excessivo sobre a visão de perto. Por isso, enquanto está em casa, tente alternar as atividades que exigem o uso de telas com atividades que não necessitem dessa exposição. É importante, sempre se lembrar de cuidar da saúde dos olhos.

Outra dica é colocar em prática a regra 20-20-20. Ou seja, a cada 20 minutos utilizando a visão de perto, devemos ficar aproximadamente 20 segundos relaxando a musculatura ocular, olhando para um objeto distante situado a 20 pés (ou 6 metros). Mas, em meio a todas estas informações que podem soar preocupantes, há também boas notícias. Saiba mais a seguir!

Nem tudo está perdido para a saúde dos olhos

A boa notícia é que estudos divulgados pelo portal de notícias da CNN Brasil comprovaram que quem usa óculos tem até 3x menos chance de ser contaminado com o COVID-19, uma vez que o uso constante reduz as chances de a pessoa levar as mãos aos olhos.

Se você não precisa usar óculos, mas deseja entrar para a lista de pessoas que têm 3x vezes menos chance de ter COVID-19, é possível apostar em óculos sem grau. Nesse caso, é recomendado dar preferência para tratamentos especiais para a saúde dos olhos.

Dessa forma, invista em óculos com lentes que protegem da exposição à luz azul das telas de celulares, tablets e computadores.

Agora que você sabe que tem 3x menos chance de se contaminar, o embaçamento das lentes dos óculos provocada pelo uso de máscaras faciais até deixa de ser um problema, não é mesmo? De qualquer forma, também temos a resposta para essa questão. Fizemos um conteúdo especial com as melhores máscaras para quem usa óculos.

Veja como está a sua visão online. Sem sair de casa

Nós da Lenscope criamos uma tecnologia que permite que você faça, de forma segura, um teste de visão. É 100% online e gratuito e você pode descobrir se possui miopia ou astigmatismo. Ou mesmo se o seu grau de miopia ou astigmatismo aumentou ou diminuiu.

Acesse e faça seu teste de visão online!

saúde dos olhos - teste de visão

Gostou do conteúdo? Então aproveite e deixe um comentário. Afinal queremos conversar com você.

Fonte

Goodvisionforlife

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *