Acidente de carro: como as doenças nos olhos aumentam os riscos

acidente de carro
  • por
0
(0)

Uma das principais causas de acidente de carro é a baixa acuidade visual dos motoristas, que pode ser resultado de alguma doença ocular, como catarata ou glaucoma, por exemplo. Segundo estudo divulgado pela revista IBP – Instituto Penido Burnier, muitas vezes o acidente de carro, causado pela dificuldade do condutor em enxergar, pode ser evitado.

No Brasil, infelizmente, os acidentes automobilísticos são crescentes a cada ano, colocando o país em quinto lugar no ranking mundial de mortes no trânsito, segundo o Relatório Mundial sobre Situação da Segurança no Trânsito (2018). Aliás, é comprovado que a baixa visão é um fator de risco para a ocorrência de acidentes automobilísticos para as diferentes categorias de habilitação.

Ou seja, o teste de visão que revela sobre a acuidade visual precisa ser realizado por todos os condutores, pois certifica de que o motorista está apto a dirigir com segurança e sem que coloque sua vida e a vida dos demais em perigo.

No artigo de hoje vamos tratar melhor sobre como o acidente de carro pode ser causado por algum problema de visão, além disso, vamos te contar sobre os cuidados com a sua visão que você, enquanto motorista, precisa ter.

Teste de acuidade visual evita acidente de carro

Pode até parecer que não, mas o teste de visão que todo motorista realiza para renovar ou tirar a sua habilitação é uma comprovação de que o condutor está ou não apto para dirigir. E não importa qual a categoria. Para todos os condutores o teste de acuidade visual faz parte da propedêutica básica do Médico do Tráfego.

Este teste vai ajudar, inclusive, a evitar acidente de carro, já que revela a capacidade do condutor em enxergar bem até mesmo à noite. Aliás, o teste de acuidade visual tem cortes ajustados de acordo com a categoria pretendida pelo motorista da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Inclusive, preparamos para você, a seguir, uma explicação clara sobre os valores de corte para cada categoria:

Categoria A 

Nesta categoria está incluso veículo motorizado de duas ou três rodas com ou sem carro lateral. O teste de acuidade visual tem o seguinte corte:

  • 20/40 em ambos os olhos ou 20/30 no melhor olho com ou sem estrabismo. 

Categoria B

A categoria B inclui veículos cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas ou cuja lotação não exceda a 8 lugares, excluído o do motorista e o teste de acuidade visual exige pelo menos:

  • 20/40 em ambos os olhos ou 20/30 no melhor olho com ou sem estrabismo. 

Categorias C, D e E

Esta categoria diz respeito aos transportes de carga ou pessoas cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas e o teste de acuidade visual tem o seguinte corte:

  • 20/30 em ambos os olhos ou 20/30 no melhor olho com 20/40 no pior olho e 20/25 binocular sem estrabismo.

Como dá para perceber, o teste de acuidade visual já trata a respeito de problemas de visão que afetam a acuidade visual, como o estrabismo. Porém, além do estrabismo existem outras doenças que podem causar acidente de carro. Confira a seguir.

Doenças que afetam a acuidade visual

Dentre as doenças que podem afetar a visão do condutor, destacamos as mais comuns:

Todas estas doenças causam impactos negativos na nossa saúde ocular, quando não tratadas adequadamente. Por exemplo, a retinopatia diabética e o glaucoma, quando não tratados corretamente, podem até mesmo levar a perda da visão completa.

Isso porque a retinopatia diabética afeta a retina do nosso olho, uma membrana que fica ao redor do nosso globo ocular. Já o glaucoma, acaba aumentando a pressão intraocular do nosso olho, podendo causar cegueira. Ambas as doenças podem ser complicações de um problema de saúde, como a diabetes, no entanto, o glaucoma pode ser causado por histórico familiar. Já a catarata, mesmo sendo também uma doença, através da cirurgia as chances de cura são altas. 

Já o estrabismo também exige um tratamento bastante atencioso, principalmente, se for em uma criança, já que os resultados serão melhores quanto mais cedo o tratamento for iniciado. Por último, os erros de refração, quando em graus elevados, podem causar além do desconforto, muita dificuldade para enxergar. 

Assim, não restam dúvidas de que é preciso sempre tratar as doenças oculares, além de frequentar periodicamente o seu oftalmologista de confiança. Afinal, apenas o seu médico fará todos os exames de vista necessários, além de renovar a sua receita de óculos. 

Questão de saúde pública 

Outro fator que o estudo divulgado pela revista IBP – Instituto Penido Burnier revela é que os problemas de visão que afetam a acuidade visual dos motoristas devem ser tratados como problema de saúde pública. Isso porque, segundo os resultados da pesquisa, cerca de 18% dos participantes da apresentaram acuidade visual insatisfatória. Além disso, destes 18%, um terço já se envolveu em algum acidente de carro.

A pesquisa ainda revelou que a preocupação maior é com a população idosa, já que é um grupo com reflexos na visão diminuídos, além dos déficits de atenção e memória, o que comprometem a segurança no trânsito. Entretanto, a preocupação em realizar os testes de visão indicados e a ida anual ao oftalmologista ajudam muito na prevenção de futuros acidentes de carro.

Até porque, o uso dos óculos de grau, enquanto o condutor dirige, pode ser o tratamento ideal do seu problema de visão. Inclusive, continue lendo a seguir, porque vamos te dar uma dica sobre o que a sua lente de óculos deve ter para você dirigir com segurança. Olha só.

Lente Antirreflexo ajuda a evitar acidente de carro

Sabia que lentes antirreflexos ajudam e muito a todos os condutores? Isso porque a gente sabe que as luzes externas, como dos postes de iluminação ou as luzes dos outros carros, especialmente à noite, podem causar desconforto enquanto dirigimos.

E, para piorar, se você já tiver alguma doença ou problema de visão, o desconforto tende a ser maior, assim como o risco para a sua segurança ao dirigir. Por isso, as lentes antirreflexos podem ajudar muito nesta tarefa!

Com as lentes antirreflexo, é possível deixar seu olhar mais evidente quando está de óculos. Bem como ter mais nitidez para enxergar tudo ao seu redor. Além disso, o uso da lente antirreflexo também contribui na durabilidade e resistência das lentes.

Aliás, as lentes com antirreflexo realmente aparentam ser invisíveis diminuindo também a sensação de espelhamento que pode atrapalhar a visão em ambientes muito iluminados. Sem contar que elas são muito mais fáceis de limpar também, ou seja, vantagens não faltam!

Saiba mais sobre as lentes antirreflexo, como preços, onde comprar e todas as características que existem no mercado.  

Como ter lente antirreflexo da Lenscope?

Existem lentes com antirreflexo de diferentes marcas e preços. E é possível escolher opções mais econômicas, sem abrir mão da qualidade. Foi pensando em te ajudar nessa escolha que oferecemos nossas lentes com preços mais acessíveis. 

E não se preocupe, porque todas as lentes da Lenscope contam com garantia e certificado de autenticidade para usar sem preocupação. Além disso, para nós, o óculos é mais do que apenas um acessório de moda, é uma questão de saúde!

A Lenscope é pioneira em venda de lentes para óculos pela internet e nossa proposta é bem: oferecer qualidades sem que você pague uma fortuna. Você consegue comprar online, de qualquer canto do Brasil e, ainda economiza dinheiro e tempo!

Para você que é da região Sudeste, a entrega do seu óculos pronto é realizada sem custo para você. Além disso, oferecemos a  Coleta e Entrega Lenscope de forma totalmente gratuita para Grande São Paulo, e Campinas. Mas, se você não for de outra região, pode ficar tranquilo.

Sua armação pode ser enviada pelos Correios. Nesse caso, o custo do envio é pago por você na própria agência dos Correios. Depois, é só você escolher a modalidade de entrega de sua preferência: Sedex ou transportadora!

Evite acidente de carro cuidando da sua visão

Infelizmente ainda é  comum um acidente de carro ser causado por alguma doença na visão, como a catarata, por exemplo. Por isso, é importante se consultar periodicamente com o oftalmologista para realizar exames de vista. E renovar a sua receita de óculos. O tratamento das doenças de vista ajuda a reduzir acidentes de carro. E se você dirige, dê preferência em um óculos de grau com lentes antirreflexo. 

As lentes antirreflexo garantem maior durabilidade dos óculos e são mais fáceis de limpar. Além disso, elas diminuem os reflexos de luzes externas, como dos faróis dos carros. Por isso, nada de fugir do médico e não despreze a importância dos testes de visão para renovação da CNH. Eles são fundamentais e ajudam a evitar acidente de carro.

Nos conte nos comentários se você já usa óculos de grau para dirigir e se são com lentes antirreflexo. E, se ficou cm alguma dúvida, pode deixar nos comentários também. Vamos adorar poder te ajudar.

Fonte: 

Revista IBP – Instituto Penido Burnier

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *