Astigmatismo alto: tem cura?

astigmatismo alto
  • por
4.3
(18)

O astigmatismo alto é o grau de astigmatismo acima de 4 graus. E é muito comum o astigmatismo vir acompanhado de alto grau de miopia ou hipermetropia

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é a dificuldade de enxergar tanto de longe, quanto de perto. E  ocorre devido à imperfeição da curvatura da córnea, uma vez que, para quem tem astigmatismo, o formato da córnea é diferente.

Nesse caso, a córnea é mais parecida com uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras. Por isso, a luz se propaga de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho. Por isso, quem tem astigmatismo, enxerga os objetos que estão próximos e longe, um pouco ou muito embaçados, dependendo do grau.

astigmatismo alto

Visão normal: um ponto focal e com astigmatismo: diversos pontos focais.

A localização em que os pontos são atingidos em nossa visão é indicado pelo eixo do astigmatismo, medida que varia de 0 a 180º. Veja aqui o que é eixo do astigmatismo.

Como curar o astigmatismo alto?

O astigmatismo alto pode ter cura, já que é uma condição que pode ser corrigida com lentes para óculos ou lentes de contato. Ou mesmo se submetendo a uma cirurgia de correção. Inclusive, é buscando a cura do astigmatismo alto, que muitos procuram pela cirurgia refrativa. Mas, para realizar esse procedimento, alguns requisitos são necessários, como:

  • ser maior de 21 anos
  • ter grau estabilizado
  • não possuir nenhuma doença ocular

Além disso, esse procedimento geralmente tem um custo mais elevado. Por isso, a forma mais comum de corrigir o astigmatismo é usando óculos de grau. Quando fazemos uma boa escolha em relação às lentes e à armação, é possível evitar desconfortos e decepções com o óculos de grau para astigmatismo alto.

Por isso, é muito importante manter a frequência de consultas com seu oftalmologista, pois somente dessa forma é possível acompanhar a evolução do seu grau.

Como escolher óculos para astigmatismo alto?

Uma dica para você que tem grau alto é optar por lentes de resina e de alto índice de refração. Isso porque elas são as lentes mais leves e resistentes para grau elevado. Além disso,  quanto maior o índice de refração da lente, mais fino seu óculos pode ficar.  Nesses casos, o óculos também fica mais leve, evitando as marquinhas indesejadas no nariz.

Para um bom aspecto estético do óculos, o ideal é combinar outros fatores, como a escolha da armação ideal para o seu grau, por exemplo. Veja como sber a armação ideal para o seu astigmatismo.

Lentes para alto grau de astigmatismo

As principais opções de lentes para alto grau de astigmatismo são as lentes 1.67, 1.74 e 1.76. Aliás, todas essas opções de lentes são feitas em resina, que é um material mais leve e resistente, quando comparadas às lentes de vidro, de índices  de refração superiores, como 1.8 e 1.9.

É muito comum as lentes mais finas terem um preço mais elevado, principalmente quando o grau de astigmatismo é superior a 2 graus. Isso acontece porque, nesses casos, a lente é surfaçada. Ou seja, durante sua fabricação, elas passam por um processo de fabricação manual para atingir graus mais elevados, principalmente quando é superior à grade atendida pelas lentes comuns.  É esse processo que muitas vezes encarece as lentes para graus elevados de astigmatismo.

Outro fator que também encare o valor das lentes para astigmatismo alto é o tratamento antirreflexo. Isso acontece, porque esse tratamento funciona como uma espécie de proteção em camadas para as lentes. Então, quanto mais camadas (e melhores) a lente tiver, mais cara a lente fica.

Atualmente, as marcas de lentes para óculos atendem até -6 graus de astigmatismo. Nós da Lenscope, por exemplo, atendemos até -6 graus de astigmatismo com as Lentes Lenscope LensAI 1.74, as lentes de resina superfinas. 

Como o astigmatismo influencia na espessura da sua lente?

O astigmatismo influencia na espessura da sua lente dependendo do seu grau do eixo de astigmatismo. Quando recebemos a receita de óculos, o grau cilíndrico vem acompanhado do valor do eixo, que varia de 0 a 180 graus. Essa medida indica a localização do grau de astigmatismo em seu olho.

Na tabela a seguir, nós te explicamos como o grau do eixo do astigmatismo pode fazer com que as lentes do seu óculos fiquem mais grossas ou pareçam mais finas.

astigmatismo tem cura

Saiba mais sobre como o astigmatismo influencia na espessura da sua lente.

Você está em dia com o exame de vista? 

É importante  manter as consultas com médico oftalmologista em dia, assim você evita surpresas e pode prevenir doenças oculares. Além de manter seus óculos atualizados.

Sabia que nós da Lenscope, somos uma health tech empenhada em democratizar o acesso a saúde visual e lentes de qualidade com custo benefício? Por isso nós aliamos tecnologia e conhecimento para revolucionar a forma com fazemos óculos de grau e cuidados dos nossos olhos.  Aqui você consegue comprar lentes para seu óculos, com ou sem armação de forma totalmente online e descomplicada!

Quer entender mais sobre nossos serviços e produtos? É só fazer orçamento online e gratuito em nosso site.

astigmatismo alto

Gostou do conteúdo? Aproveite e assine nossa newsletter, assim você não perde nenhuma atualização.

Atualizado em 19/08/2021. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

41 comentários em “Astigmatismo alto: tem cura?”

  1. Maria Helena Bueno de Oliveira

    Boa tarde! Fiz o meu óculos a 10 dias e estou sentindo dificuldades ao usa lo sinto dor no olho direito e ficar ardendo os dois.
    Para longe O.D esférico +3.50 cilindrico-3.50 Eixo 30 graus
    O.E Esférico +3.25 cilíndrico – 2.75 Eixo 170 graus.
    E perto está O.D e O.E add + 2.75
    Meu óculos já veio com revisão.
    Agradeço se poder me ajudar.

    1. Oi, Maria! Tudo bom?
      Como faz pouco tempo que está usando óculos multifocal, é normal sentir alguns desconfortos como esse que nos contou. Por isso, é necessário que você tente usar o óculos multifocal o dia todo, começando logo que acorda durante os primeiros 7 dias.
      Normalmente o período de adaptação com lentes multifocais (progressivas) leva de 7 a 15 dias, podendo estender para mais, isso porque é necessário acostumar com a transição de grau que acontece em cada campo da lente.
      Ao longo desse período, é para você começar a sentir diminuição da intensidade de alguns sintomas típicos da adaptação com o óculos multifocal.
      Se após esse período, você ainda não conseguir se adaptar com o óculos, leve o óculos para seu oftalmo conferir se está tudo certo com o seu grau e com as medidas do óculos.
      Como seus olhos estão em fase de adaptação, evite também ficar tirando e colocando o óculos, pois isso pode dificultar ainda mais o período de adaptação com as lentes multifocais.
      Qualquer dúvida que tiver, conte com a gente!

  2. Eduardo Tabelini Pereira

    Tenho astigmatismo alto e há um bom tempo venho usando óculos com lentes de baixo índice de refração (policarbonato). Noto uma má qualidade de visão, com distorções e, em ambientes com muita luz, como na sala de aula (estudo à noite), sinto um grande incomodo visual. Será que as lentes de alto índice de refração resolveriam isso?

    1. Olá, Eduardo tudo bem?
      Obrigada pelo comentário
      Para quem tem astigmatismo alto, as lentes de alto índice de refração são bastante indicadas. Um dos motivos é que elas proporcionam óculos mais fino e, consequentemente, mais conforto na hora de usar o óculos. Para que você consiga reduzir as distorções que você está sentindo, recomendamos que além de ter alto índice de refração, as suas lentes tenham design asférico.
      As Lentes Tokai 1.76, além de terem alto índice de refração, elas possuem design asférica sendo indicadas também para casos de grau de astigmatismo elevado.
      Você pode saber sobre elas em nosso site https://lenscope.com.br/lente-tokai
      Se tiver mais alguma dúvida, é só nos enviar um e-mail para ajuda@lenscope.com.br

  3. Fabiana Sousa Dos Santos Pereira

    Estou um pouco desesperada, usava óculos mas nunca me adaptei, tenho grau alto OD-5,5 OE-5,75, e agr tenho q usar lentes de contato e os valores sao altíssimos, queria mto conseguir fazer a cirurgia mas meu grau n estabiliza, eu realmente n sei o q fazer.

    1. Olá, Fabiana! Tudo bom?
      Obrigada pelo seu comentário
      Você já passou pelo seu médico oftalmo para ele fazer uma avaliação sobre a possibilidade de realizar uma cirurgia refrativa? Somente esse profissional pode fazer uma avaliação com maior propriedade sobre o assunto e fazer as recomendações mais indicadas para o seu caso
      Esperamos que tudo dê certo para a correção do seu grau. Caso precise de novas lentes para o seu óculos novo, disponibilizamos as Lentes de resina mais finas do mundo em nosso catálogo: https://lenscope.com.br/lente-tokai Qualquer dúvida, estamos por aqui

    2. Fabiana, eu também nunca me adaptei a nenhum óculos, parece que a visão não fica 100%. Quando estou na rua e na sala de aula é pior ainda. Tenho 3 graus de astigmatismo no olho esquerdo e 2,5 no direito. Meu médico falou que os óculos realmente não corrigem 100%. Eu tentei lente gelatinosa e minha visão continuou ruim. Tentei também a rígida, mas não consegui me adaptar. Gostaria de saber se você está enxergando perfeitamente agora e, se sim, o que está usando (determinado óculos, lente, etc.)? Fico triste, gostaria de enxergar bem como quando eu era criança, antes do meu grau aumentar.

  4. Sempre usei óculos e agora quero lentes! A dra colocou para testar a gelatinosa normal e a gelatinosa tórica . Eu gostei mais da normal, a tórica me incomodou um pouco, mesmo sendo gelatinosa, senti ela no olho, irritando e embasando e a outra ficou super confortável . Mas acontece que tenho astigmatismo, e ela me informou que eu comprando a gelatinosa normal pode ser que não veja certinho . Meu astigmatismo é alto? 165/15

    1. Oi, Jessica! Tudo bem?
      Obrigada por deixar seu comentário
      Quem pode te ajudar com maior propriedade sobre este assunto é seu médico oftalmo ou outro profissional de área relacionada Assim, ele pode te explicar as razões de escolher a lente de contato gelatinosa e a tórica.
      Na Lenscope, nós vendemos através da internet lentes para óculos e entregamos para todo o Brasil. Dessa forma, facilitando a escolha da lente e utilizando a tecnologia para entregá-la de forma inteligente e cômoda.
      Nós não trabalhamos com lentes de contato, mas se precisar de um orçamento para óculos para descansar seus olhos, conte com a gente: https://lenscope.com.br/

  5. Kátia Luciana Souza

    Descobri a um ano q tenho astiguimatismo -400 olho direito e -600 olho esquerdo e tbm descobri q tenho glaucoma primário de ângulo aberto .gostaria d saber se um pode piorar o outro e me levar a cegueira ?

    1. Olá, Katia! Como vai?
      Muito obrigada por deixar o seu comentário
      No seu caso, o ideal é você realizar uma visita ao seu oftalmo ou algums médico relacionado à saúde dos olhos de confiança para que ele possa fazer uma avaliação completa da sua visão. Assim, ele pode passar o melhor diagnóstico e tratamento para você Fazemos essa orientação, pois esses profissionais são aptos a passar a melhor orientação à você.
      Se precisar usar óculos, conte com a Lenscope! https://lenscope.com.br/

  6. olá meu nome é Larissa, e o meu grau de astigmatismo é altíssimo, é 6 graus para cada olho, e não estabiliza, fico preocupada, mas o médico diz que o que eu tenho a fazer no momento é usar as lentes rígidas e não coçar os olhos em hipótese alguma.

    1. Olá, Larissa!
      Obrigada pelo comentário
      É muito importante seguir a orientação médica, pois avaliando o seu caso, ele pode sempre prescrever o melhor diagnóstico e tratamento para você. Continue fazendo visitas ao médico e se precisar usar óculos, conte sempre com a Lenscope
      https://lenscope.com.br/

    1. Olá, Alan! Tudo bom?
      Obrigada pelo comentário
      Quem pode responder com maior propriedade sobre o assunto é o seu médico oftalmo Isso porque ele pode avaliar o seu caso e prescrever o melhor diagnóstico e/ou procedimento para tratar sua visão. Normalmente para realizar a cirurgia refrativa é necessário ter acima de 21 anos, ter grau estabilizado no período de 6 meses a 1 ano e não possui a córnea fina.
      Então, quando puder agende uma consulta como o seu médico para ele prescrever o melhor tratamento para você. Caso precise usar óculos, conte com a Lenscope: https://lenscope.com.br/

  7. Tenho miopia e astigmatismo, uso óculos a dois anos, meu grau era 1 e meio, eu perdi o óculos e quando voltei a usar, meu grau subiu pra 2 e meio, e agora to com medo de ter subido dinovo em vez de ter corrigido, e quero saber com quanto tempo de uso de óculos a minha miopia e astigmatismo será corrigido.

    1. Oi, Antonia! Tudo bem?
      Obrigada pelo comentário
      Não usar óculos não vai impedir o grau de evoluir, uma vez que a miopia muitas vezes está ligada a fator genético e alongamento do comprimento da córnea para enxergar. Então caso fique sem óculos, os incômodos serão persistentes como forçar a visão, ter dores de cabeça ou visão embaçada. O óculos vai te ajudar a corrigir as dificuldades que você tem para enxergar, mas o recomendado é sempre fazer visitas frequentes ao oftalmo para que ele acompanhe sua saúde visual prescrevendo o melhor traatamento para você
      Caso precise trocar as lentes do seu óculos, te convido a conhecer a Lenscope: https://lenscope.com.br/
      Vamos adorar te ver por aqui

    1. Oi, Hellen! Tudo bom?
      Muito obrigada pelo seu comentário
      Na Lenscope, nós temos as Lentes Tokai 1.76 que são as lentes de resina mais finas que você encontra. Por serem de resina, elas são mais leves e resistentes que as lentes de cristal, que são de vidro. Além disso, as Lentes Tokai 1.76 possuem design asférico, reduzindo as distorções que causam o efeito de fundo de garrafa ou olho de boi.
      Elas são vendidas exclusivamente pela internet através do nosso site Ou seja, todo nosso processo de compra é feito online, assim conseguimos atender todo o Brasil
      O que acha de enviar uma foto da sua receita para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br? Assim podemos te ajudar!
      Se quiser saber o valor para o seu grau é só acessar https://lenscope.com.br/lente-tokai
      Aguardamos seu contato!

  8. Eu descobri quinta feira que eu tenho astigmatismo .
    Lado esquerdo 1,0
    Lado direito 0,25
    Já fiz meu óculos ontem, e vejo as coisa tudo torta

    1. Olá, Fernanda! Como vai?
      Muito obrigada por deixar seu comentário por aqui
      Sintomas como esse que nos contou é muito comum na fase de adaptação com o óculos que pode levar, em média, de 7 a 14 dias (esse prazo pode ser ainda maior quando falamos de lentes multifocais) Por isso, tente usar o maior período do seu dia para acostumar seus olhos com a nova maneira de enxergar.
      Também é muito importante fazer o retorno ao seu oftalmo, assim ele pode conferir se está tudo certo com o grau do seu óculos
      Sempre que precisar, estamos por aqui!

  9. Meu nome é Anderson tenho por volta de 4, 25 de astigmatismo no próximo ano é bem provável que eu tenha que usar lentes mas os preços são altos demais
    Tenho 17 anos o que quer dizer que ainda tenho 4 anos até ter idade pra fazer a cirurgia, isso contando que a miopia estabilize, sinceramente espero que dê alguma forma o meu astigmatismo diminua

    1. Olá, Anderson! Tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentário
      Continue sempre fazendo acompanhamento médico para que o profissional possa estar avaliando seu grau e passar as melhores recomendações de acordo com sua necessidade! Torcemos para que continue enxergando cada vez melhor!
      Se precisar renovar as lentes do seu óculos, te convido a conhecer a Lenscope para fazer suas lentes de maneira inovadora e sem precisar sair de casa ❤ Vamos adorar te ajudar! É só acessar https://lenscope.com.br/

  10. Tenho 19 anos, fiz exame no oftalmologista em 2018 e desde então não voltei. Meu olho esquerdo tem 4.0 graus de astigmatismo, não uso óculos frequentemente e tenho medo de ficar cega, mal enxergo.

    1. Olá, Clarice! Tudo bem?
      Pode ficar tranquila Ficar sem usar óculos não vai fazer seu grau aumentar, mas vai aliviar os desconfortos que sente ao enxergar. Por exemplo, dores de cabeça por forçar a visão e fadiga ocular.
      O que acha de enviar sua receita de óculos atualizada aqui para a Lenscope
      É só mandar para ajuda@lenscope.com.br
      Vamos ficar muito felizes em poder te ajudar!

  11. Oi meu nome é Alexandre tenho -0,25 graus de astigmatismo, a doutora recomendo o uso de óculos, mas e realmente necessário?, pois enxergo bem , porém tenho uma sensibilidade a luz um pouco forte

    1. Oi, Alexandre! Tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu comentário por aqui
      Fazer o uso do óculos de grau vai ajudar você ter muito mais conforto na hora de enxergar, além de evitar que os desconfortos provocados pela falta de uso dele persistam. Por exemplo: dores de cabeça, visão embaçada, fadiga ocular, dentre outros sintomas muito comuns
      Se precisar usar óculos para descansar sua visão, te convido a conhecer a Lenscope para fazer suas lentes de maneira inovadora e sem precisar sair de casa ❤ Vamos adorar te ajudar! É só acessar https://lenscope.com.br/

  12. Fernando luiz Bortolucci

    Recebi o meu óculos quarta passada e estou usando eu tenho astigmatismo o grau e de 2,5 a lente é mutifocal e estou vendo as coisas tipo mesa chão pinas todos inclinados tem um tempo pra me acostumar eu estou usando desde o dia 8 de julho deste ano quanto tempo ainda vou levar para me acostumar

    1. Olá, Fernando!
      Obrigada pelo seu comentário
      Os sintomas que você está sentindo podem estar relacionados ao período de adaptação. Lentes progressivas (multifocais) podem levar pouco mais de 14 dias de adaptação devido aos corredores das lentes serem diferentes em relação ao campo de visão de perto, intermediário e longe.
      De qualquer forma, o mais indicado é levar seu óculos para o médico conferir se está tudo certo com as lentes e com seu grau Quando puder, agende um retorno ao especialista!
      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  13. Ola. Meu nome é Aline e minha bebê foi diagnosticada com Astigmatismo e vai ter que usar óculos por conta do estrabismo. Porém ela tem 1 ano e meio e o grau é 2.00
    Mas aparentemente ela enxerga muito bem, será que é necessário mesmo o uso dos óculos, ainda mais nesse grau?

    1. Oi Aline! Tudo bem?
      Você consultou seu o seu oftalmologista?
      Caso ainda não tenha feito isso, tente agendar um retorno com o profissional e relatar todas as dificuldades que sua filha está possuindo
      Assim, ele pode avaliar e passar a melhor recomendação para o caso de vocês.
      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  14. Desabafo – Eu uso óculos desde quando eu tinha 12 anos , hoje no ano de 2020 estou com 22 anos , até o ano passado eu usava 3,26 graus e 4 graus , fui no oftalmologista essa semana , e pelo visto minha visão só piora. Ele disse que agora estou com 5,50 em uma e 4.50 na outra .vou confessar que estou com medo de usar , de optar por essa mudança pois vou regularmente ao médico e mesmo assim, só aumenta , uso colírio , cuido bem dos meus olhos, mas não quero usar esse grau novo, estou com medo, pois a cada mudança ele só aumenta. Desculpa o desabafo , mais alguém aqui já passou por isso? O fato de não querer mudar oque já tem costume por medo

    1. Olá Axlainy, tudo bem?
      Entendo que trocar de óculos pode ser difícil.
      Mas é muito importante continuar fazendo acompanhamento de um profissional que possa sempre prescrever as melhores recomendações diante da sua condição.
      Somente essas pessoas são habilitadas a passar os devidos tratamentos e orientações!

  15. Fiz meu óculos com quase 16, já tenho 17. Eu só tenho astigmatismo 5.5 em um olho e 4.5 em outro. Porém tenho muito medo de não estabilizar e eu acabar cega, tem essa possibilidade?

    1. Olá Priscila!
      Aconselhamos que você procure um médico para uma avaliação. Somente o médico será capaz de informar se existe a possibilidade ou não.
      Se tiver mais dúvidas, estaremos à disposição.

    1. Olá, Elly tudo bem?
      Apenas um profissional de confiança pode dizer se você pode ou não pode usar lentes de contato para o seu grau.
      Dessa forma, o mais indicado é que você faça uma exame de vista completo e fale que você tem interesse em usar lentes de contato.
      Depois conta aqui pra gente qual lente foi indicada pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *