olhos inflamados

Olhos inflamados durante a pandemia do Covid 19 – entenda a relação

0
(0)

Você já sentiu seus olhos inflamados? No artigo de hoje, vamos fazer uma abordagem diferente sobre um assunto de destaque no mundo todo: a pandemia de Covid-19. Sabia que além dos sintomas já conhecidos, estudos têm revelado que a doença traz efeitos colaterais, como olhos inflamados?

Nos acompanhe e entenda um pouco mais sobre como a pandemia que tem assolado o mundo afeta a saúde ocular.

Olhos inflamados em tempos de Covid19 – estudo de caso

Recentemente, o Centro de Oftalmologia de Londres (London OC) reportou um aumento no número de pessoas que apresentaram inflamações dentro e ao redor dos olhos, após casos de Covid-19. 

Diante disso, o British Medical Journal (BMJ) Open Ophthalmology publicou um estudo recente com 83 participantes. Nesse estudo, portanto, foram identificados alguns dos sintomas mais comuns relatados por pacientes pós Covid-19. São eles:

Além dos sintomas relatados, Dr. Vik Sharma, diretor clínico do London OC, tem recebido relatos de diversos colegas relacionando infecções como conjuntivite, a blefarite e uma infecção rara, porém mais grave, a ceratite. Essa última atinge pacientes que apresentaram casos de Covid-19.

Covid relacionado aos olhos inflamados     

Além dos sintomas comuns de gripe, a inflamação no olho também pode ser um sinal da presença do novo coronavírus. 

A conjuntivite é um processo inflamatório da conjuntiva, membrana transparente que reveste principalmente a área branca dos olhos. Tal manifestação pode ser causada por diversos agentes, inclusive pelo novo coronavírus.

Embora ainda não haja evidências de doenças no olho aumente as chances de infecção pelo novo coronavírus, diversos estudos têm indicado que a infecção pelo novo coronavírus também pode acarretar em inflamação em nossos olhos. Desta forma, é importante ficar atento e tratar sinais de inflamação o mais breve possível! 

A seguir vamos dar algumas dicas sobre como agir em caso de inflamação nos olhos. 

Olhos inflamados: 4 coisas a fazer 

Aqui, selecionamos quatro ações que podem ajudar muito na prevenção e combate a inflamação no olho:

Faça um check-up oftalmológico anualmente

Desde já, é fundamental ressaltar a importância de fazer exames preventivos regularmente. Nesse sentido, a realização do check-up da saúde dos olhos consiste em alguns exames como o mapeamento de retina e a aferição da pressão do globo ocular. Em síntese, são exames simples e não invasivos que fazem a diferença no diagnóstico de inflamações em estágios iniciais.

Procure um especialista

Caso haja algum sinal de inflamação nos olhos, é importante continuar os exames para diagnosticar a causa e o tratamento correto. O exame na lâmpada de fenda, ou biomicroscopia ocular, é um exame simples que pode diagnosticar , por exemplo, a ceratite, inflamação que pode acarretar em danos severos à visão.

Ômega 3 é um potente aliado

A princípio, alguns alimentos são tão importantes para a saúde ocular que devemos sempre estar atentos a incluí-los em nossa dieta. Aqui, o destaque vai para o ômega 3, um ácido graxo essencial para nosso organismo, inclusive a visão.

Há três formas de ômega 3, ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosa-hexaenóico (DHA). As formas mais importantes para o desenvolvimento visual são as formas EPA e DHA, sendo esta última encontrada em alta concentração na retina.

Também apresentado em forma de colírios, o consumo regular de ômega 3 na alimentação  tem revelado, segundo diversos estudos, benefícios à regeneração da retina, como agente anti inflamatório e no aumento da produção de lágrimas, que , por sua vez, desempenham papel fundamental como veremos a seguir.

Estabilize o filme lacrimal

É essencial o bom funcionamento do sistema de lubrificação e defesa dos olhos, no sentido de prevenção e combate a inflamação no olho. A composição do filme lacrimal se dá em três camadas, sendo a primeira a camada lipídica, a segunda formada por água e a terceira constituída por uma mucosa. Alguns exercícios podem auxiliar na estabilização do filme lacrimal, como piscar pausadamente os olhos.

Lentes de contato ou óculos?

Conforme a pandemia de Covid-19 tem se alastrado e se intensificado ao longo de 2020 até os dias atuais, alguns hábitos têm sido evitados e outros incorporados em nosso dia a dia. 

Entre essas ações, você pode substituir as lentes de contato pelo uso de óculos. Essa é uma sugestão recorrente de profissionais da área da saúde.

À primeira vista, uma das principais recomendações é que devemos evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca. Afinal, esses são os principais pontos de acesso do vírus da Covid-19 ao nosso organismo.

Sob o mesmo ponto de vista, evite o uso de lentes de contato, porque demandam mais zelo em seu manuseio.

Em contrapartida, a substituição das lentes por óculos de armação, além de diminuírem os riscos de contaminação, criam uma barreira física protetora contra gotículas aéreas que podem atingir os olhos.

Além disso, sabe-se que o uso prolongado e intermitente de lentes de contato prejudicam a lubrificação e oxigenação da córnea. Por isso é ainda mais interessante optar por um par óculos de armação, mesmo que para uso alternado com as lentes de contato. Todavia, é preciso ressaltar a importância da limpeza tanto das lentes quanto da armação de seus óculos!

Como tem cuidado dos seus olhos durante a pandemia?

Durante o último ano, vivemos num mundo modificado por uma pandemia que mobilizou o mundo todo e impôs novos hábitos à sociedade.

Ao mesmo tempo que higienizar as mãos, usar máscara, manter distanciamento e evitar aglomerações são alguns desses novos aspectos. Simultaneamente, há um sopro de esperança com o desenvolvimento de vacinas em tempo recorde e exemplos de compaixão e solidariedade aparecendo em tempos tão difíceis! 

Nesse ambiente, é com alívio que constatamos que, apesar de nossos olhos serem um ponto de acesso do vírus ao nosso organismo, ao mesmo tempo as vacinas se mostram inócuas quanto a efeitos colaterais a nossa visão.

Portanto, para manter algo tão precioso como a visão em boas condições, basta seguir os conselhos que damos aqui! Primeiramente, lembre-se que boas práticas de higiene são essenciais, tanto das mãos quanto dos olhos e não nos esquecendo dos óculos também. 

Em segundo lugar, o hábito de visitar um médico oftalmologista regularmente diminui drasticamente as chances de complicações à visão e possibilita o tratamento ainda em estágio inicial!

Por último, convidamos você a conhecer nosso teste de visão online. Com ele é possível saber se você tem miopia ou astigmatismo. Ou se o grau do seu óculos mudou ao longo desse tempo. 

olhos inflamados - teste de visão

Gostou do conteúdo? Aproveite e continue navegando, mas antes deixe um comentário abaixo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *