O que é miopia? Como saber se você tem, cura, graus, óculos, cirurgia e mais

o que é miopia
  • por
4.4
(7)

A miopia é um erro de refração. Ou seja, ocorre quando a luz não focaliza corretamente no olho e, por isso, as imagens não são claras. Assim, para quem sofre com essa condição, objetos próximos parecem claros e objetos distantes parecem borrados. 

Além de que a miopia é uma condição comum que afeta um quarto da população global. Por isso, neste artigo teremos um guia sobre miopia com todos os pontos importantes para você que deseja conhecer sobre a condição. Então, continue lendo e saiba com detalhes o que é miopia, o que causa essa condição e quais são os tratamentos!

O que é miopia?

A miopia dificulta enxergar os objetos distantes com clareza. Dessa forma, quem tem miopia, só consegue enxergar objetivos que estão próximos.  Como, geralmente, essa condição se desenvolver durante a infância, é normal a miopia progredir de forma gradual ou rápida, apresentando sintomas como: 

  • Dores de cabeça;
  • Olhos cansados
  • Olhos doendo
  • E, em alguns casos, até estrabismo.

A miopia é também o problema de visão bastante comum. Cerca de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo são míopes, especialmente no Leste Asiático, onde de 70 a 80%dos residentes de alguns países são afetados. Somando a isso, a taxa de miopia em todo o mundo está aumentando rapidamente. Estima-se que até o ano de 2050, cerca de metade da população mundial será míope

A boa notícia é que essa condição é facilmente corrigia usando óculos de grau ou lentes de contato. Quando crianças míopes se tornam adultos jovens e sua visão se estabiliza, a miopia pode ser tratada permanentemente com cirurgia refrativa. Nesse caso, a LASIK é o procedimento cirúrgico mais popular para corrigir a miopia.

Olho com miopia

O olho com miopia apresenta o globo ocular mais alongado, ao contrário de quem não possui nenhum problema de visão. Assim, essa condição modifica o ponto de concentração dos raios de luz para a frente da retina, quando o correto seria diretamente na superfície da retina.

o que é miopia

Esquema ilustrativo mostrando como é a formação da imagem em um olho sem miopia e em um olho com miopia

Então, o olho com miopia focaliza a imagem antes que ela chegue na retina. Dessa forma, a pessoa míope consegue enxergar nitidamente os objetos próximos, mas os distantes são vistos como se estivessem embaçados.  

Mas, afinal, o que causa a miopia? É o que vamos falar a seguir. 

O que causa miopia

Sabemos que temos miopia quando nosso  globo ocular é muito longo, afetando a posição da formação da imagem na retina. Mas o que pode causar esse alongamento do globo ocular? Veja só as causas da miopia mais comuns, como:

  • A córnea e/ou o cristalino serem muito curvos para o comprimento do globo ocular;
  • Fatores genéticos, passado dos pais para os filhos;
  • Usar muitos os olhos para realização de tarefas que exigem mais a visão de perto, como ler ou trabalhar no computador durante muitas horas por dia;
  • A combinação de fatores hereditários e ambientais
causas mais comuns

Causas mais comuns da miopia

Sintomas de miopia

O sinal mais óbvio da miopia é a visão embaçada quando você olha para objetos distantes. Assim, as crianças podem ter problemas para ver o quadro negro na escola e os adultos podem não conseguir ver as placas de rua claramente enquanto dirigem, ou mesmo pegar ônibus. 

Contudo, outros sintomas de miopia incluem:

  • Dores de cabeça;
  • Olhos que doem ou se sentem cansados;
  • Olhos apertando;
sintomas da miopia

Principais sintomas da miopia

Quais os tipos de miopia

Existem diferentes tipos de miopia e estar ciente deles pode ajudar a evitar agravamentosEntre os tipos de miopia estão:

  • Miopia congênita;
  • Progressiva;
  • Degenerativa.

Miopia congênita

A miopia congênita é caracterizada pelo alto grau e ocorre na infância. Então, esse alto grau é percebido assim que nascemos ou antes dos seis anos de idade, ficando presente por toda a vida.

Como na miopia congênita, quanto maior o grau, maior é a dificuldade de enxergar, é necessário o uso de lentes de alto índice de refração, que são lentes mais finas, evitando que os óculos fiquem muito grossos.

Miopia progressiva

Diferente da miopia congênita, a miopia progressiva evolui progressivamente no decorrer dos anos, da infância até a fase adulta. 

Além disso, quem tem miopia progressiva também está mais propenso a desenvolver algumas doenças oculares mais graves, causadas pelo aumento do globo ocular. Por exemplo, descolamento de retina, glaucoma e catarata.

Somando a isso, além da dificuldade para enxergar de longe, as pessoas com miopia progressiva apresentam sintomas como:

  • Visão distorcida causando deformação de linhas retas;
  • Manchas ou pontos cegos na visão central;
  • Flashes de luz na visão central;
  • Alteração na percepção de núcleos;
  • Diminuição da sensibilidade às mudanças de luminosidade;
  • Declínio sério na visão central;
  • Cegueira funcional, permanecendo apenas parte da visão periférica.

Miopia degenerativa

Também chamada de miopia patológica ou maligna, a miopia degenerativa é um tipo raro e grave de miopia.  As pessoas com esse tipo de miopia possuem um globo ocular excessivamente alongado, o que causa mudanças na retina e erros de refração maiores. Dessa forma, eles também apresentam pontos cegos na visão, distorção de linhas retas e alteração na percepção de cores.

Miopia em crianças

A miopia em crianças é um problema que afeta até 5% dos pré-escolares, cerca de 9% das crianças em idade escolar e quase 30% dos adolescentes. Dessa forma, os mais afetados são as crianças entre 6 e 14 anos de idade.

Assim, entre os sinais da miopia em crianças estão:

  • Reclamações de visão embaçada (como não ser capaz de ver o quadro na escola);
  • Apertar os olhos para tentar ver melhor;
  • Esfregar os olhos com frequência;
  • Dores de cabeça frequentes.

Miopia infantil tem cura?

A miopia infantil não tem cura. Contudo, os médicos estão procurando maneiras de retardar a progressão da miopia em crianças.  Embora a miopia infantil não possa ser revertida, o objetivo do tratamento é evitar que ela piore. Isso pode proteger a saúde dos olhos de uma criança no futuro, apesar de ainda precisar usar óculos ou lentes de contato.

Nesses casos o tratamento pode ser feito com o uso de:

  • Colírio de atropina em baixa dose;
  • Lentes de contato de desfocagem periférica;
  • Lentes de Ortoceratologia (Ortho-K).

Falsa miopia: o que é?

A falsa miopia é quando a visão é fixada excessivamente em distâncias curtas, levando à dificuldade de enxergar corretamente à distância.

Apesar de poder ocorrer em casos diferentes, é comum a falsa miopia afetar pessoas que passam muitas horas lendo ou usando a visão de perto. Por isso, tende a afetar mais aqueles que usam demasiadamente o computador ou passam muitas horas em frente às telas digitais.

Para perceber se você tem falsa miopia, saiba que, além da dificuldade para enxergar de longe, você pode ter outros sintomas como:

  • Dor de cabeça;
  • Cansaço visual;
  • Visão dupla;
  • Tontura;
  • Problemas de foco ao mudar a visão de longa distância para a visão próxima.

Contudo, é possível evitar a falsa miopia. Para isso, basta você seguir sempre a regra 20-20-20. Ou seja, a cada 20 minutos, fazer uma pausa de 20 segundos e olhar para objetos que estão a 20 metros de distância.

Além disso, você pode também utilizar óculos com filtro de luz azul. Afinal, esses óculos bloqueiam a toxicidade emitida pela luz das telas, enquanto proporcionam conforto visual e protegem seus olhos. Agora, continue lendo e saiba como é a visão de uma pessoa com miopia!

oculos para falsa miopia

Como é a visão de quem tem miopia?

O principal sintoma do olho míope é a visão embaçada à distância. Quanto pior a miopia, mais embaçada é a visão à distância. Assim, as pessoas com miopia podem ter dificuldade em reconhecer os números dos ônibus à distância ou copiar notas do quadro na frente da sala de aula.

Crianças pequenas podem optar por assistir TV a curtas distâncias ou se queixar frequentemente de cansaço visual e dores de cabeça. Nesses casos, os materiais de leitura podem precisar ser mantidos a distâncias desconfortavelmente próximas dos olhos para serem vistos com clareza.

miopia

Simulação da visão de quem tem diferentes graus de miopia. Importante se atentar que, quanto maior o grau de miopia, maior será a dificuldade para de longe de forma nítida.

Entenda os graus de miopia

O grau de miopia pode influenciar diretamente na qualidade de vida de uma pessoa. Por exemplo, uma criança com miopia leve, pode ler confortavelmente à distância considerada normal de 40cm sem óculos. 

No entanto, uma vez que a miopia passa para um grau moderado, os materiais de leitura precisarão ser mantidos a uma distância desconfortável ​​perto dos olhos. A não ser que a criança use os óculos adequados. 

Por exemplo, se uma criança com grau moderado de miopia decidir ler sem os óculos, ela terá que segurar o livro a uma distância extenuante de 20 cm de seus olhos. 

Agora, a criança que tem um alto grau de miopia, terá ainda mais problemas com a leitura. Nesse caso, ela terá que segurar o livro quase até o nariz a uma distância de 10 cm para conseguir ler as palavras com clareza!

Miopia moderada 

A miopia considerada leve inclui potências de até -3,00 graus. Pessoas nesta faixa têm dificuldade em ver as linhas de letras minúsculas no gráfico de olho.

Já a miopia moderada, inclui valores de -3,00 a -6,00 graus. Nesta faixa, as pessoas só podem ver as letras grandes no gráfico de olho.

Alta miopia

Os médicos geralmente definem miopia alta como miopia de -6 graus ou mais. Diferente da baixa miopia e da miopia moderada, a alta miopia também pode se desenvolver durante a idade adulta como resultado de estresse visual ou diabetes.

Contudo, além dos óculos graduados e das lentes de contato como no caso das crianças, a alta miopia em adultos também pode ser tratada com cirurgia a laser.

Como diagnosticar miopia

Apesar de a dificuldade para enxergar de longe ser o principal sintoma da miopia, é preciso confirmar se a sua alteração ocular realmente é miopia. Por isso, é importante se consultar com um oftalmologista.

O médico pode diagnosticar a miopia como parte de um exame oftalmológico abrangente. Assim, ele usará um teste de visão padrão e pedirá que você leia as letras de um gráfico colocado no outro lado da sala. Além disso, o oftalmologista usará certos dispositivos de exame para saber o que está causando a miopia. Por exemplo:

  • Um retinoscópio ilumina seus olhos com uma luz especial que se reflete em sua retina. A retinoscopia pode mostrar se uma pessoa tem miopia ou hipermetropia;
  • Um foróptero mede a quantidade de erro refrativo que você tem. Também ajuda a determinar a prescrição adequada para corrigir sua visão.

Contudo, você também pode realizar o teste em casa. Saiba mais a seguir!

Teste de miopia

A detecção e o tratamento precoces da miopia são importantes para que se consiga conviver bem com a condição. Por isso, você ficar atento às alterações de sua visão é fundamental. Para isso, você pode fazer o teste de miopia em casa.

O teste de miopia é realizado usando o gráfico Snellen ou Tumbling E. Contudo, esses gráficos no formato on-line foram modificados para torná-los convenientes para seu uso. Ou seja, eles não substituem o teste padrão realizado sob a orientação de um oftalmologista.

teste de visão de miopia

Teste online de miopia

Agora, se você está com dificuldades para enxergar e quer saber se está com problemas de visão, é possível realizar um teste de visão exclusivo e online. O nosso teste de visão feito por especialistas foi desenvolvido para você ter comodidade e precisão na hora de trocar ou fazer um óculos.

Além de ser totalmente online, rápido e com tecnologia exclusiva Lenscope, o nosso teste de visão detecta miopia e astigmatismo. E, somando a isso, você consegue realizá-lo em apenas três passos simples e receber o resultado.

teste de visao lenscope

Entendendo a receita de miopia

Se você tem miopia, após o exame de vista, você recebe sua receita de óculos que indica quantos graus de miopia você tem. A receita de óculos é dividida em três colunas chamadas esférico, cilíndrico e eixo. 

Para saber se você tem miopia, basta observar a coluna “esférico”, pois é onde está a informação de quantos graus de miopia você tem. Assim, se ao lado dos números tiver um sinal negativo “-“, é indicativo de que você tem miopia.  Veja um exemplo a seguir. 

Receita indicando miopia

Exemplo de receita de óculos indicando miopia

Tratamentos para miopia

O objetivo padrão do tratamento da miopia é melhorar a visão, ajudando a focar a luz na retina por meio do uso de lentes corretivas ou cirurgia refrativa. 

Além de que esse tratamento também inclui o monitoramento regular de complicações da doença, incluindo glaucoma, catarata, rupturas e descolamentos da retina e danos às áreas centrais da retina.

Lentes para miopia

Hoje em dia, os tipos de lentes disponíveis para miopia são: lentes CR-39, também conhecida como Orma®; lentes de policarbonato; lentes 1.67; lentes 1.74; lentes 1.76 e as lentes de cristal.

Agora, você deve estar se perguntando qual será a melhor lente, não é mesmo? Para escolher a melhor lente para miopia você deve considerar algumas características como:

  • Material: Acrílico (CR-29 ou Orma), policarbonato, resina ou cristal (vidro).
  • Índice de Refração: 1.49, 1.59, 1.6, 1.67, 1.74, 1.76, 1.8 ou 1.9;
  • Tratamentos: antirreflexo, antirrisco e proteção UV; filtro de luz azul, entre outros. 

Tem dúvidas sobre as especificações técnicas das lentes? Escrevemos um artigo para te ajudar a entender!

A melhor escolha da lente vai depender do seu grau de miopia. Se você tiver até 4 graus de miopia, as melhores lentes são aquelas de policarbonato ou resina, de índice de refração de 1.59 ou 1.6.

Já para mais de 4 graus de miopia, as lentes mais indicadas são aquelas com alto índice de refração. Sendo que, quanto maior o índice de refração, mais finas as lentes são. Dessa forma, são indicadas lentes 1.67, 1.74, 1.76, 1.8 ou 1.9

Contudo, as lentes para miopia da Lenscope são as Lentes Lenscope 1.59, as Lentes Lenscope Digital Comfort e as Lentes Tokai 1.76. 

  • As Lentes Lenscope 1,59: são lentes de policarbonato, indicadas para até 4 graus de miopia ou hipermetropia com até 2 graus de astigmatismo. Possuem índice de refração de 1,59. 
  • Lentes Lenscope Digital Comfort: são lentes que filtram a luz azul emitida pelas telas de celulares, tablets, smartphones, TVs, etc. São de resina e possuem índice de refração de 1.6.
  • Lentes Tokai 1.76: são as lentes de resina mais finas do mundo vendidas exclusivamente pela internet na Lenscope. Possuem índice de refração de 1,76.

Veja um comparativo entre as opções de lentes para óculos que existem.

tipos de lentes para miopia

Comparação entre os diferentes tipos de lentes para óculos que existem

Também preparamos um comparativo de preços entre lentes para miopia.

Lentes para alta miopia

Em casos de alto grau, é comum a preocupação em ter óculos com lentes mais finas para evitar o famoso efeito fundo de garrafa. A começar, se você tem alto grau de miopia, é importante considerar a armação também. Afinal, o óculos não é formado apenas pelas lentes, não é mesmo?

Como as lentes para miopia são finas no centro e vão ficando mais grossas conforme se aproxima das bordas, é importante escolher armações pequenas. Assim, quanto menor for a armação, mais próximo do centro é feito o recorte da lente na hora da montagem e, como consequência, o óculos fica mais fino.

Agora, com relação às lentes, se você tem entre 4 a 6 graus, a escolha por lentes de resina é a melhor opção. Pois elas estão disponíveis nos índices de refração: 1,67, 1,74 e 1,76 nas Lentes Tokai 1.76.

Veja resultados para alto grau de miopia – grau máximo aqui na Lenscope!

Lentes de contato para miopia

Se você tem miopia, saiba que há lentes de contato que também podem ser usadas para melhorar a sua visão. As lentes côncavas, por exemplo, são  usadas para tratar a miopia e atuam dobrando os raios de luz ligeiramente para fora, de modo que possam focalizar mais para trás na retina. 

Além disso, as lentes de contato são mais finas do que as lentes de óculos para miopia. Isso ocorre porque elas ficam em contato direto com os olhos, em vez de cerca de 12 milímetros de distância da superfície do olho, como lentes de óculos.

Devido à sua proximidade com o olho, a zona óptica das lentes de contato (a parte central das lentes que contém o poder corretivo) pode ser muito menor do que a zona óptica das lentes de óculos. Contudo, em casos de adultos, ainda é possível uma outra forma de tratamento para miopia: a cirurgia. 

Cirurgia para miopia: opções e quando é indicada

Tradicionalmente, a visão embaçada é corrigida refratando os raios de luz com óculos ou lentes de contato. Mas remodelar a córnea também pode fornecer a refração necessária e a correção da visão.

Assim, existem inúmeras variações de cirurgia refrativa a laser. Entre elas estão:

  • LASIK: Indicada para problemas de visão como até 10 graus de miopia, 4 graus de astigmatismo ou 6 de hipermetropia. A vantagem do LASIK é que seu desconforto após a cirurgia é mínimo e a recuperação da visão ocorre de 1 a 2 dias. Contudo, quando comparado com o PRK, há a possibilidade de ocorrência de mais ectasias;
  • PRK: Indicada para quem não tem a curvatura corneana adequada ou, principalmente, para quem possui uma córnea muito fina. A vantagem da PRK é a rápida recuperação e menor desconforto no pós-operatório imediato. Contudo, entre seus riscos pode ocorrer uma ligeira turvação da córnea central.
  • LASEK: Semelhante à cirurgia LASIK, inclusive com as mesmas indicações. Contudo, sua vantagem é que não faz corte nenhum na córnea. Porém, seu tempo de recuperação é mais lento se comparado ao LASIK ou mesmo a PRK.
  • Epi-LASIK: Assim como a Lasik, a epi-Lasik é indicada para tratar problemas de visão como até 10 graus de miopia, 4 graus de astigmatismo ou 6 de hipermetropia. Sua vantagem é a recuperação rápida, sem o desconforto pós-operatório.Porém, seu risco é a possibilidade de maior desconforto após a cirurgia.

Óculos para miopia

Cada pessoa tem necessidades e gostos específicos e isso vale também quando o assunto é óculos. Como as lentes de miopia têm como principal característica serem mais finas no centro e mais grossas na borda. Assim, dependendo do grau, do tipo de lente e da armação escolhida, a borda da lente pode ficar mais grossa ou mais fina.

Ou seja, ao escolher seu óculos, uma coisa que você deve ter em mente é que está mais relacionado ao grau determinar o tamanho de armação para obter o melhor resultado. Então, se você quer uma lente mais fina, é importante escolher o tamanho certo de armação.

Quem tem alto grau de miopia, por exemplo, pode escolher armações de aros fechados e com bordas mais grossas. Afinal, armações desse tipo contornam a borda da lente, disfarçando-a e evitando que fique aparente.

Quem tem miopia precisa usar óculos o tempo todo?

Sim, se você for míope, pode precisar usar óculos o tempo todo.  Geralmente, uma lente de visão única é prescrita para fornecer uma visão clara em todas as distâncias. No entanto, pacientes com mais de 40 anos, ou crianças e adultos cuja miopia é devido ao estresse do trabalho de visão de perto, podem precisar de lentes de adição progressivas, conhecidas popularmente, como lentes multifocais.

Miopia e outras doenças

Não é incomum que uma pessoa possa precisar de duas prescrições de óculos diferentes. Da mesma forma, acontece de alguém ter miopia junto a outra condição ocular. Por isso, fizemos uma breve lista com algumas doenças associadas à miopia.

Miopia e hipermetropia juntos

Não é possível ter miopia e hipermetropia no mesmo olho. Porém, seus olhos podem ter uma visão tão diferente que um olho pode ter hipermetropia e o outro, miopia. Esta é uma condição incomum chamada antimetropia.

A antimetropia é um subconjunto de outra condição chamada anisometropia. Isso ocorre quando os olhos têm prescrições drasticamente diferentes de pelo menos dois graus. Um grau mede o poder de curvatura de luz de uma lente. Os graus negativos equivalem à miopia, enquanto as dioptrias positivas equivalem à hipermetropia.

Felizmente, óculos e lentes de contato podem ajudar a corrigir essas diferenças drásticas de visão. No entanto, os óculos podem fazer com que os objetos pareçam ter tamanhos diferentes quando as pessoas com anisometropia os veem com cada olho. Esta é uma condição chamada aniseikonia. As lentes de contato, no entanto, reduzem muito isso.

Miopia e astigmatismo ao mesmo tempo

Diferente da miopia que faz com que o olho tenha dificuldades para focar nas imagens de longe, o astigmatismo faz com que a visão não consiga formar uma imagem nítida independentemente da distância. Isso porque no astigmatismo o seu olho não é completamente redondo.

Idealmente, um globo ocular tem o formato de uma bola perfeitamente redonda. A luz entra nele e se curva uniformemente, o que lhe dá uma visão clara. Contudo, se o seu olho tiver o formato mais parecido com uma bola de futebol, a luz será mais inclinada em uma direção do que em outra. Isso significa que apenas parte de um objeto está em foco. As coisas à distância podem parecer desfocadas e onduladas.

É comum ter astigmatismo junto com miopia ou hipermetropia. Essas três condições são chamadas de erros de refração porque envolve como seus olhos refratam a luz. 

Leia sobre as lentes mais indicadas para miopia e astigmatismo juntos.

Miopia e presbiopia

A presbiopia pode afetar a todos, não importa a condição atual de sua visão, mas é facilmente tratada com o uso de óculos para presbiopia. Nesse caso, os óculos são conhecimentos como óculos multifocal. 

Na presbiopia, você pode experimentar sinais como dificuldade para ver de perto e, portanto, necessidade de afastar os objetos para ver de longe. 

No entanto, se você tem miopia e começa a desenvolver presbiopia, pode não notar imediatamente. Ambos os problemas podem compensar um ao outro, e você pode sentir temporariamente que sua visão está realmente melhorando. Mas isso é apenas parte do processo e você ainda precisará de óculos para manter uma visão nítida e confortável.

Diferenças entre miopia, hipermetropia e astigmatismo

Miopia, hipermetropia e astigmatismo são os problemas de visão mais comuns. Contudo, eles têm algumas diferenças básicas. Por exemplo, a forma como a pessoa enxerga os objetos em cada condição.

A miopia mesmo é a dificuldade de enxergar de longe, enquanto a hipermetropia é a dificuldade em enxergar de perto. 

Já, o astigmatismo é a dificuldade em enxergar objetos tanto de perto quanto de longe, devido à curvatura irregular da córnea que desvia os pontos focais na visão.

Miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia

Apesar de suas diferenças entre si, a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia podem ter também algumas semelhanças

  • Miopia: Quando você tem miopia, o comprimento do olho é mais longo do que o necessário. Objetos são desfocados porque a luz faz com que eles se concentrem na retina. Assim, quando eles chegam perto, a luz alcança a parte de trás da retina e o objeto é visto claramente;
  • Hipermetropia: Quando você tem hipermetropia, você é clarividente. O comprimento do olho é mais curto do que precisa ser, então a lente luta para se concentrar ao olhar para objetos distantes. Ao olhar de perto, a lente tem que focar uniformemente, levando a fadiga ocular e visão turva;
  • Presbiopia: Quando você tem presbiopia, a lente em seu olho perde gradualmente sua capacidade de focar. A lente normalmente flexível do olho perde gradualmente a elasticidade, afetando a capacidade de refração do olho. Assim, a lente não pode dobrar ou achatar com a mesma facilidade, tornando-o mais difícil de se concentrar;
  • Astigmatismo: O astigmatismo é frequentemente acompanhado por miopia ou hipermetropia. Quando a curva da córnea é irregular, os raios de luz não podem focalizar apenas um ponto na retina. Em vez disso, eles concentram-se em dois ou mais pontos, na frente ou atrás da retina. Isso faz com que objetos próximos e distantes pareçam embaçados.

Perguntas frequentes

Como mostramos ao longo deste artigo, a miopia é uma das condições oculares mais comuns no mundo. Por isso, tentamos te mostrar tudo sobre essa condição ocular. Mas, se você ainda tem alguma dúvida sobre miopia, veja abaixo algumas perguntas que respondemos e que podem te ajudar!

Quer saber o que é fato e o que é mentira sobre miopia? Leia nosso artigo sobre isso.

Porque o grau de miopia aumenta?

Alguns podem ser os motivos para o aumento no grau de miopia. Por exemplo, o crescimento do olho. Isso mesmo! Assim como o corpo, o olho também cresce e, na visão, devido ao crescimento do olho, as mudanças são mais aparentes se você já estiver usando óculos.

Ainda, há também a questão do envelhecimento. Conforme você envelhece, junto com o resto do seu corpo, seus olhos perdem elasticidade, o que enfraquece a capacidade de foco. Afinal, com a elasticidade reduzida devido ao envelhecimento fica mais difícil para seus olhos se moldarem adequadamente para olhar as coisas de perto.

Leia sobre como o grau de miopia vem aumentando na quarentena. 

Miopia é grave?

Normalmente, os graus leves e moderados não são considerados graves, mas isso se ela for tratada. Porém, o alto grau de miopia é sim considerado grave.

Se você está tratando a miopia, não há porque se preocupar. Mas, se não o está fazendo, tenha em mente que pacientes com miopia moderada têm uma chance maior de outras doenças oculares graves do que pacientes sem miopia ou com miopia leve, incluindo:

  • Dobrar o risco de Glaucoma;
  • Triplicar o risco de desenvolver catarata;
  • Multiplicar em nove vezes o risco de uma retina descolada;
  • Multiplicar em dez vezes o risco de degeneração macular;

Ainda, se não for tratada, a miopia progressiva piorará e, com o tempo, resultará em alta miopia. Pacientes com alta miopia têm uma chance ainda maior de desenvolver todos esses distúrbios oculares:

  • Triplicar o risco de Glaucoma;
  • Multiplicar em cinco vezes o risco de desenvolver catarata;
  • Em vinte e uma vezes o risco de uma retina descolada;
  • Multiplicar em vinte e uma vezes o risco de uma retina descolada;
  • Em quarenta vezes o risco de degeneração macular.

Todas essas condições graves secundárias (e principalmente evitáveis) podem levar à cegueira em alguns pacientes.

Miopia tem cura?

Embora a miopia não possa ser curada, ela pode ser tratada para retardar ou até mesmo impedir seu agravamento

Como essa condição geralmente se apresenta e se desenvolve na infância, esses tratamentos são direcionados a crianças, geralmente entre 6 e 15 anos de idade.

É possível a prevenção da miopia?

Você não pode prevenir esse problema de visão. No entanto, alguns estudos sugerem que você pode desacelerar sua progressão. Para isso, basta seguir as dicas abaixo:

  • Faça exames de vista regularmente;
  • Controle as condições crônicas de saúde;
  • Proteja seus olhos do sol;
  • Previna lesões oculares;
  • Coma alimentos saudáveis;
  • Não fume;
  • Use as lentes corretivas certas;
  • Use uma boa iluminação no ambiente;
  • Reduza a fadiga ocular;
prevenção da miopia

Atitudes que ajudam na prevenção da miopia

Além disso, consulte o seu médico imediatamente se tiver algum destes sintomas: 

  • Perda repentina de visão em um dos olhos com ou sem dor; 
  • Visão repentina turva ou turva; 
  • Visão dupla; 
  • Ver flashes de luz, manchas pretas ou halos ao redor das luzes.

Preparado para testar sua miopia? 

Esperamos que agora você já saiba tudo o que precisa para tratar essa condição e qual lente e armação de óculos são a melhor combinação para cada grau.

E se você descobriu que tem miopia, não se preocupe. Você pode contar com a gente da Lenscope. Nós somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos para miopia pela internet, sem precisar sair de casa.

Além disso, as Lentes Tokai 1.76, consideradas as lentes de resina mais finas do mundo, são vendidas exclusivamente pela internet em nosso site. Então se você tem grau alto e está em busca de um óculos de grau mais fino, não deixe de conhecer as Lentes Tokai 1.76 e todas as nossas dicas de armações mais indicadas para o seu grau. Assim, você garante a melhor versão do seu companheiro de todas as horas.

orcamento de óculos de grau na Lenscope

 

Gostou do nosso conteúdo? Então, assine agora a nossa newsletter, pois todos os dias temos atualizações sobre tudo relacionado à saúde dos olhos!

Atualizado em 24/08/2021

Fontes:

Treehouseeyes

Drbleonard

Bceye

Smartvisionlabs

Drtavel

Ceenta

Nvisioncenters

Specsavers

Medindia

Webmd

Americanrefractivesurgerycouncil

Myopia

Aoa¹

Aao²

Healthychildren

Mykidsvision

Essilor

Tlccoralgables

Healthline

Clevelandclinic

Mayoclinic

Allaboutvision

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

4 comentários em “O que é miopia? Como saber se você tem, cura, graus, óculos, cirurgia e mais”

  1. Muito bom! Gostei, tirei as dúvidas, mais tenho 1 pergunta, peguei meu óculos Hj, e to achando o lado que tem grau da miopia como se estivesse embaçado, é normal?

    1. Oi, Fabiana! Obrigada por ler nosso artigo

      Os sintomas que você está sentindo podem estar relacionados ao período de adaptação. Pode levar de 7 a 14 dias corridos para nos acostumarmos com o óculos novo e esse período pode ser um pouco maior quando falamos de lentes progressivas (multifocais). De qualquer forma, o mais indicado é levar seu óculos para o médico conferir se está tudo certo com as lentes e com seu grau

      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  2. Maria de lurdes proenca de almeida

    Entao.tenho 19 graus de miopia esquerda e direita.e 2.5 de astigmatismo na direita e 2.0 na esquerda.o que preciso fazer ? Transplante de cornea.cirurgia corretiva ou laser ou trocar as lentes que eu uso?

    1. Oi, Maria! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário!

      O mais indicado é você conversar com o médico para que ele possa orientar o que pode ser feito no seu caso

      Se precisar trocar as lentes do seu óculos, te convido a conhecer a Lenscope para fazer suas lentes de maneira inovadora e sem precisar sair de casa ❤ Vamos adorar te ajudar! É só acessar https://lenscope.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *