causa astigmatismo

O que causa astigmatismo?

O astigmatismo é causado por uma deformação na curvatura da córnea que a deixa mais ovalada que o formato normal. 

Por causa dessa imperfeição, cria-se múltiplos pontos focais formados na retina, quando o normal é apenas um ponto focal. Isso faz com que a luz reflita em vários ângulos, comprometendo a formação das imagens.

causa astigmatismo

Dessa forma, pessoas com astigmatismo sentem dificuldade para enxergar tanto de perto, quanto de longe. Elas enxergam as imagens distorcidas, como se estivessem olhando através de um pedaço de vidro ondulado.

Também é muito comum que o astigmatismo apareça com outros problemas de visão, como a miopia ou a hipermetropia. 

No entanto, é importante entender a diferença entre eles para não confundir um com outro. A miopia caracteriza-se pela dificuldade em enxergar de longe e a hipermetropia pela dificuldade em enxergar de perto. Ambos os problemas causados por um erro de refração da luz

Enquanto o astigmatismo é a dificuldade de enxergar de longe e de perto causado pelo formato irregular (oval) do globo ocular.

E quanto maior o grau do astigmatismo, maior será a distorção das imagens a curtas e longas distâncias. Acima de 4 graus, o astigmatismo já é considerado alto e pode ser necessário realizar uma cirurgia refrativa para corrigir o desvio.

Astigmatismo e a sensibilidade à luz

A irregularidade no formato da córnea de quem tem astigmatismo também causa fotofobia, ou seja, sensibilidade à luz.

Como no astigmatismo a luz se distorce na retina e altera o foco, luzes mais claras que a luz ambiente podem agredir a pupila. Por isso, pessoas com astigmatismo devem evitar ao máximo a exposição à luz de celulares e computadores.

A fotofobia é um dos sintomas mais comuns do astigmatismo, principalmente na adolescência. Por ser uma fase de crescimento, o aumento do globo ocular pode levar ao desenvolvimento de doenças oculares como a miopia e o astigmatismo.

Em uma matéria do G1, o oftalmologista Samir Bechara explica que entre 20% e 30% dos adolescentes precisam usar óculos.

causa astigmatismo

Além da fotofobia, outros sintomas comuns do astigmatismo são:

  • Visão embaçada;
  • Dificuldade para enxergar de perto;
  • Dificuldade para enxergar de longe;
  • Dores de cabeça e nos olhos
  • Cansaço ocular;
  • Confundir letras ou números parecidos;
  • Diminuição da visão noturna;
  • Dificuldade para focar objetos.

Tipos de astigmatismo

O astigmatismo pode ser classificado em 5 tipos mais comuns, variando de acordo com a inclinação dos meridianos e a origem dos pontos focais.  Entenda melhor com a explicação abaixo:

Astigmatismo Regular e irregular

O grau do ângulo dos meridianos irá definir se o astigmatismo é regular ou irregular. No astigmatismo regular, os principais meridianos são perpendiculares, ou seja, são separados por 90º.

É o tipo é mais comum de astigmatismo corneano, no qual a superfície frontal do olho fica mais ovalada.

No caso do astigmatismo irregular, como o próprio nome indica, os meridianos não são perpendiculares. Isso pode provocar cicatrizes quando há ceratocone ou quando a pessoa passa por uma cirurgia refrativa. 

3 tipos de astigmatismo mais comuns

  • Astigmatismo Miópico

Ocorre quando há astigmatismo e miopia juntos. Um ou mais meridianos principais criam dois pontos focais, um na superfície e outro antes da retina. É um tipo de astigmatismo mais comum em crianças.

  • Astigmatismo hipermetrópico

Esse tipo de astigmatismo indica a presença de astigmatismo e hipermetropia. Nesse caso o ponto de foco dos meridianos principais é na superfície e atrás da retina

  • Astigmatismo misto

Quando há diversos pontos focais antes ou depois da retina.

No entanto, somente um médico especialista em saúde dos olhos poderá determinar qual é o tipo de astigmatismo e indicar o melhor tratamento.

Tratamentos para astigmatismo

Na maior parte dos casos, o astigmatismo pode ser corrigido através do uso de óculos de grau e lentes de contato.

O óculos de grau é o tratamento mais indicados por profissionais da saúde visual. Lentes de contato não são tão recomendadas porque elas causam secura nos olhos, já que não há passagem de ar. Isso pode prejudicar ainda mais a visão do paciente a longo prazo.

Para casos mais graves de astigmatismo, acima de 4 graus, também é possível corrigir definitivamente o desvio através da cirurgia refrativa.

O procedimento é feito a laser e permite que o paciente abandone de vez o óculos de grau. No entanto, para realizar a cirurgia é preciso ter mais de 21 anos e estar com o grau estabilizado.

Então, esse artigo foi útil pra você? Deixe nos comentários!

causa astigmatismo

O que causa astigmatismo?
Média 5 de 2 votos



Comentários

  1. Olá !
    Meu nome é Antonio. Minha filha foi diagnosticada com Astigmatismo aos 6 anos então passou a usar óculos, mas agora aos 7, o grau aumentou, seu olho direito está inchando, doendo e notei que está ficando estrábica.
    O médico, ao examina-la, passou apenas uma nova receita de óculos.
    Achei que ele receitaria um remédio, tampão ou até uma cirurgia. Estou inseguro quanto a este tratamento e ns pequena cidade onde moramos ,só há esta clínica especializada. Claro que sou leigo no assunto e gostaria de saber se devo seguir com esse tratamento ou procurar consulta-la em outra cidade.

    1. Olá Antonio, tudo bem?
      É muito importante continuar fazendo acompanhamento de um profissional que possa sempre prescrever as melhores recomendações diante das condições da sua filha. Somente essas pessoas são habilitadas a passar os devidos tratamentos e orientações! 😊
      Porém, uma segunda opinião médica é sempre válida!

  2. Boa noite, estou com uma dúvida em relação a minha receita do óculos e estou precisando de uma orientação.
    Em 23 de setembro de 2019 realizei uma consulta e foi me passada a seguinte receita:
    * OD: Esférica -0,50, Cilíndrica -0,75, Eixo 165, DNP a medir
    * OE: Esférica -0,50, Cilíndrica -1,50, Eixo 5, DNP a medir
    * Adição de +2,0 tanto para OD, como para o OE.
    Não cheguei a mandar a fazer um novo óculos com a receita acima, pois conseguia enxergar normalmente com o óculos que estou usando, porém após esses 9 meses comecei a sentir um embaçamento no OD e acabei fazendo uma nova consulta em (08/04/2020) com outro oftalmologista, o qual passou a seguinte receita:
    *OD: Esférico: PL, Cilíndrico -1,00, Eixo 165, DNP a medir
    *OE: Esférico: PL, Cilindrico -1,00, Eixo 10, DNP a medir
    * Adição de 1,75 para ambos os olhos.
    Pelo que entendi, meu grau diminuiu para o olho direito e aumentou para o olho esquerdo e a adição para perto diminui. É isso mesmo, ou interpretei errado a nova receita? Vocês poderiam me orientar. Obrigado

    1. Oi, Carlos! Tudo bem?

      Muito obrigada por deixar seu comentário em nosso artigo 🙂

      Isso mesmo, o seu grau diminuiu em relação a sua última receita. Pelo notei, você vai precisar usar lentes progressivas (multifocais) 🙂 Essas lentes possuem os três campos de visão para longe, intermediário e para perto em uma única lente corrigindo diferentes distâncias em sua visão.
      Dessa forma, você tem muito mais conforto para enxergar em diferentes tarefas do dia a dia sem precisar ficar tirando e colocando o óculos ou intercalar com uso de óculos de perto e de longe 🙂

      Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Lenscope Progress que são lentes progressivas (multifocais) personalizadas que são feitas de maneira personalizada para o seu estilo de vida 🙂
      Isso porque dependendo de como é sua rotina, as lentes são desenhadas para melhor conforto e adaptação em suas tarefas diárias. Por exemplo, se você passa maior parte do seu tempo exercendo atividades que necessitam da visão de perto, esse campo é otimizado 🙂

      Vou deixar o link para você conhecer as nossas lentes: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      As Lentes Lenscope Progress custam a partir de R$ 737
      O que acha de enviar uma foto da sua receita de óculos para nós no e-mail: ajuda@lenscope.com.br
      Ficaremos felizes em ajudar! Até mais! 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest